07/06/2026 13:06:47
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13074/

Destaque nacional: 13 alunos de Lucas do Rio Verde são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

Professor, 3 escolas públicas e Secretaria de Educação também receberam premiação
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
20/06/2024 10:18

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde mais uma vez se destaca na Educação. Na tarde desta quarta-feira (19), os 13 alunos luverdenses que foram premiados na prestigiada Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP receberam, na sede da Prefeitura, suas medalhas da 18ª edição. Além deles, também foram premiados o professor de matemática Marcelo Hoffmann, as escolas municipais Eça de Queirós e Olavo Bilac e o campus de Lucas do Rio Verde do Instituto Federal Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Municipal de Educação.

Com o pacto pela inovação foram identificados talentos na matemática aqui em Lucas e, agora, estamos colhendo os frutos com a participação deles, tanto na regional de Mato Grosso quanto na Olimpíada nacional. Isso nos orgulha muito! É sinal de que a nossa educação, seja na rede pública ou privada, está andando muito bem. E isso nos encanta muito, porque esse é o futuro do nosso município, o futuro do nosso estado e do Brasil”, enfatizou o prefeito Miguel Vaz.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Pela primeira vez a Secretaria da Educação de Lucas do Rio Verde recebe um troféu em relação à Olimpíada Brasileira de Matemática. Isso evidencia todo o trabalho sério que é destinado às escolas e retrata que a educação faz, sim, a diferença. Ela tem caminhos para levar os estudantes a níveis mais elevados. Esse prêmio, para nós, está coroando um trabalho de muitos anos, de muita dedicação”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel.

O Estado de Mato Grosso teve, na 1° fase de 2024, cerca de 983 escolas participantes, 380 mil alunos inscritos e 100% dos municípios participando do programa.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Premiação dos alunos de Lucas do Rio Verde:

Gustavo Amaral Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eça de Queirós, medalha de prata nacional e ouro regional.

Andrey Ricardo Dias Silva, da Escola Municipal Eça de Queirós, medalha de bronze nacional e de prata regional.

Anna Julia Andrino Schneider, do CE Piaget, medalha de bronze nacional e ouro regional.

Arthur Grisa de Liberali, do Colégio La Salle, medalha de bronze nacional e ouro regional.

Arthur Guilherme Matsushi Santana, da Escola Municipal São Cristóvão, medalha de bronze regional.

Diego Paulino, do Instituto Federal Mato Grosso (IFMT), medalha de bronze regional.

Eduardo Cabreira Woklemberg, da Escola Municipal Olavo Bilac, medalha de bronze nacional e prata regional.

Ester Vitoria Santos Correia, da Escola Municipal Olavo Bilac, medalha de bronze regional.

Lucas Carvalho de Almeida, do CE Piaget, medalha de bronze regional.

Luiz Gabriel Ramos dos Santos, da Escola Municipal Eça de Queirós, medalha de bronze regional.

Manuela Bastos Silva, do CE Piaget, medalha de bronze regional.

Manuela Sirtoli Ribas, da Escola Municipal São Cristóvão, medalha de bronze regional.

Murilo Barzotto, do CE Piaget, medalha de bronze regional.

Desde pequenininha eu sempre gostei de estudar e sempre tive mais facilidade em estudar matemática. Mas o incentivo da escola e dos professores também me ajudaram bastante. Acredito que esse prêmio vá gerar um bom resultado no futuro. Eu quero passar em medicina, para virar dermatologista, me especializar. Vou continuar estudando para isso”, disse a estudante premiada Manuela Bastos Silva.

Criada em 2005, a OBMEP tem como objetivos principais: Estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

É muito gratificante receber esse incentivo. É uma homenagem que a gente está recebendo, dos esforços que a gente faz na sala aula, que é sempre incentivar os alunos a estudar, a correr atrás, a buscar um diferencial. Então, isso aqui é muito bacana. É um reconhecimento do trabalho. Eu acredito que isso aqui é o auge daquilo que a gente prega dentro da sala de aula, que é correr atrás e sempre buscar algo novo”, enfatizou o professor de matemática Marcelo Hoffmann.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição