05/06/2026 01:58:56
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12179/

Estudantes da UFMT de Cuiabá conhecem projetos da Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde

Horto municipal e Museu do Cerrado foram visitados pelos estudantes
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
10/10/2023 14:02

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

Na última semana, estudantes do 7º semestre do curso de geografia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) de Cuiabá, conheceram os projetos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde. A visita contou com apresentações de projetos de educação ambiental e incentivo ao desenvolvimento da agricultura familiar.

A iniciativa contou com a participação do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes e profissionais da secretaria. Na sexta-feira (06) a visita foi ao Horto Municipal e no sábado pela manhã (08), ao Museu do Cerrado.

“Nós recebemos os estudantes e apresentamos toda a nossa estrutura de trabalho da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e os trabalhos que a pasta desenvolve. Então dentro de cada departamento foram especificadas as atividades na parte ambiental, além de fazer toda a parte de licenciamento”, disse o supervisor geral da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Reckziegel.

O supervisor explica que os estudantes conheceram o Projeto Lucas Legal, o projeto de Olho no Óleo, além do projeto Lixo Zero e o suporte que a gestão oferece a agricultura familiar.

“Falamos sobre o nosso apoio à agricultura familiar, mais especificamente sobre o nosso suporte junto com a agricultura, com os agricultores familiares, dos 2 Mercados do Produtor. Mostramos também como é a Patrulha Agrícola, os projetos Frutifica e de Apicultura”, aponta Marcelo.

No decorrer do encontro, ainda foram apresentados alguns números relacionados a agricultura, a quantidade de áreas cultivadas de soja, de milho e algodão.

Durante a visita ao Museu do Cerrado, os estudantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o bioma, o cerrado na região e, como é feito o trabalho de educação ambiental com as crianças e jovens do município. No local são preservadas árvores nativas e plantas em geral.


 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição