29/04/2024 19:38:00
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12822/

Festa do Milho: mais de 80 mil espigas serão utilizadas na produção de alimentos

Este ano, o cereal foi disponibilizado gratuitamente aos produtores
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
11/04/2024 11:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

Os preparativos para a comercialização de alimentos na 3ª Festa do Milho já começaram. Representantes das associações e empresas, que e credenciaram para participar da praça de alimentação do evento, começaram a colheita do milho que será utilizado para a produção dos alimentos. Este ano, os produtores tiveram acesso ao cereal de forma gratuita, através de uma parceria realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, e Cultura e Turismo, e a Fundação Rio Verde.

“Essa é uma parceria muito sonhada e planejada desde o ano passado. Através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, conseguimos essa parceria com a Fundação Rio Verde, que prontamente atendeu e está doando todo o milho que vai ser consumido na Festa do Milho. Hoje, a gente está testemunhando as associações e as empresas que vão produzir todos esses alimentos a base do milho, vir aqui fazer a colheita e fica aí a nossa gratidão, o nosso respeito e admiração por esse tipo de engajamento”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, é uma satisfação contribuir para a realização da festa. “Além de ser um evento cultural, é um evento gastronômico, a base do milho, que é um produto importantíssimo para produção agrícola aqui da região. Estaremos presentes também com o Projeto Lixo Zero, implantado pela primeira vez no evento e aqui deixo meu agradecimento a secretária Luciana, por nos procurar e tornado parceiro desse lindo evento que é feito para a comunidade”.

O Projeto Lixo Zero será intensificado durante a festa, com a implantação de uma Central de Resíduos no lado esquerdo do palco, onde a equipe do Ecoponto e voluntários realizará a separação do lixo ao decorrer da festa e a população poderá destinar o lixo corretamente. O intuito é entregar o espaço do evento limpo, elevar a 90% o desvio de material que iria para o aterro sanitário e orientar a população com ações pontuais sobre educação ambiental, saneamento e explanação sobre destinação correta de resíduos.

De acordo com o supervisor geral da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Reckziegel, serão disponibilizadas para as 24 empresas e associações participantes do evento, mais de 80 mil espigas de milho, que foram plantados em dois hectares na Fundação Rio Verde, totalizando cerca de três mil espigas para cada representante.

(Foto: Celso Ferreira Nery)

Os comerciantes foram liberados a colher o milho nesta quarta e quinta-feira (10 e 11). O vice-presidente da Associação Lucas Riders, Evandro Chitolina, comentou sobre a parceria realizada para conseguir os milhos. “Estamos com uma expectativa muito grande para festa, vamos vender diversos pratos na nossa barraca, graças a essa parceria com a fundação, que foi muito valiosa. Ano passado os produtores tiveram que pedir milho fora e esse ano ficou mais fácil. Com o milho mais perto da cidade, em um lugar só, fica muito mais fácil você colher e proporcionar os alimentos para a Festa do Milho”.

“A Fundação Rio Verde é uma parceira muito forte da Prefeitura. Foi feita toda a condução do milho, fizemos todo o manejo da área, todos os dias vinha alguém aqui avaliar para que o milho estivesse perfeito no período da festa”, explicou o diretor administrativo da Fundação, Bruno Borges.

A 3ª Festa do Milho acontece nesta sexta-feira e sábado (12 e 13), a partir das 18h, na rotatória da Prefeitura, e terá exposições de caminhões e máquinas agrícolas, comercialização de produtos da agricultura familiar, feira de artesanato, praça de alimentação com pratos típicos derivados do milho, apresentação do grupo de siriri Flor de Atalaia, e show musicais dos artistas Victor Lucca, Pâmella Viola e Karoline, Rick Nunes, Leandro Monteiro, Cleyci Rosângela e a dupla Munhoz e Mariano.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2024 16:49

Expolucas 2024 é lançada oficialmente à sociedade luverdense

Evento será realizado pela iniciativa privada com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Acilve e CDL


29/04/2024 15:02

Educação de Lucas do Rio Verde receberá equipamentos tecnológicos do Governo de MT

Escolas municipais serão estruturadas com mais Chromebooks, Smart TVs e gabinetes de recarga


29/04/2024 14:50

Luverdenses prestigiam mais uma edição da Mostra de Dança Estilo Livre

Mais de 300 dançarinos do município participaram do evento no Lago Harri Müller


29/04/2024 14:15

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

Os editais podem ser conferidos no site


27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol


26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line


26/04/2024 15:39

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino


26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias


26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado


26/04/2024 13:22

Esporte: Lucas do Rio Verde tem representação nacional e internacional em competições

Inclusão, prevenção e muitas medalhas são o resultado das escolinhas ofertadas pelo Viva Lucas


26/04/2024 12:27

Prefeitura realiza capacitação para servidores públicos sobre termos da Nova Lei de Licitações

O próximo passo será capacitar os microempreendedores locais