27/02/2026 14:06:55
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14239/

Lucas do Rio Verde avança em projeto de universalização do saneamento básico

Prefeito Miguel Vaz e o vice Joci Piccini estiveram, nesta quinta (16), nos Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Cidades, em Brasília
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
17/10/2025 13:45

(Foto: Arquivo pessoal)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini estiveram em Brasília, nesta quinta-feira (16), em uma série de agendas estratégicas em busca de recursos e investimentos para Lucas do Rio Verde. As reuniões ocorreram nos Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA) e das Cidades, com a participação dos ministros Carlos Fávaro e Jader Barbalho Filho. O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Paulo Nunes, também acompanhou os encontros. Entre os principais temas tratados, esteve o projeto de universalização do saneamento básico, inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). 

O prefeito Miguel Vaz destacou a relevância da iniciativa para o futuro do município. “Começamos o dia com uma visita ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o MAPA, e tratamos de assuntos importantes de investimentos no município. Destacamos o nosso projeto de saneamento, que está inserido no PAC, e solicitamos o apoio do senador Carlos Fávaro junto ao Ministério das Cidades e ao ministro Jader Barbalho Filho. Essa reunião foi importante e seguimos ao Ministério das Cidades na companhia do ministro Fávaro, que prontamente se dedicou em pedir apoio para aprovação do projeto. O ministro Jader Barbalho foi muito firme na decisão de incluir o projeto na primeira lista de aprovação. Foi um momento muito importante, nosso projeto de saneamento passa a ter um sinal verde do Ministério das Cidades.”

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reforçou a importância das pautas tratadas e a atenção voltada ao município. “Eu considero mais um desses dias tão importantes para Lucas do Rio Verde. Estamos viabilizando a inclusão do município no PAC Seleção para o saneamento básico, com o objetivo de universalizar o serviço. Também avançamos na transformação do campus do IFMT em campus oficial e vou destinar recursos de emendas para que ele se especialize em bioinsumos, fortalecendo essa tecnologia moderna e eficiente. Foram agendas importantes, e tenho certeza que o prefeito Miguel e o vice-prefeito voltaram para casa com ótimas notícias para o povo luverdense.”

O vice-prefeito Joci Piccini destacou o significado do projeto de saneamento e a importância das pautas levadas a Brasília. “Os assuntos abordados em Brasília são prioridades do poder público e do projeto de governo do prefeito Miguel. Essas pautas são de grande interesse da sociedade e há muito tempo vêm sendo demandadas. Foi um dia importante. Lucas cresce acima da média do Estado e do Brasil, e o saneamento precisa acompanhar esse desenvolvimento. O projeto é definitivo para o município, vai mudar a vida de todos os luverdenses e o futuro da nossa cidade. Também tratamos de pautas rurais, e o ministro Carlos Fávaro sempre é muito atencioso. Ele tem orgulho em ajudar Lucas, sua cidade de origem.”

Projeto de universalização do saneamento

O projeto de universalização do esgoto busca ampliar a cobertura da rede com implantação de rede coletora em diversos bairros, além da construção de estações elevatórias e de tratamento. O objetivo é atingir 88% de cobertura com as interferências propostas, consolidando um avanço histórico para a infraestrutura e a qualidade de vida da população.

Investimentos em infraestrutura rural

Outro tema tratado na capital federal foi o PRONER – Programa Nacional de Estradas Rurais, protocolado junto ao MAPA. A proposta prevê a pavimentação das linhas 23 e 21, entre a MT-338 e o Distrito de Groslândia, numa extensão de 27,93 km.
A pavimentação das estradas vicinais é essencial para o desenvolvimento rural, melhorando o escoamento da safra, reduzindo custos logísticos e garantindo mais segurança e conforto à população rural.

Centro de Referência em Bioinsumos

Durante as agendas, também foi confirmado o encaminhamento da criação do 1º Centro de Referência em bioinsumos de Mato Grosso, no IFMT Campus Avançado Lucas do Rio Verde. A proposta foi elaborada pela equipe do Instituto Federal sob direção do professor Dr. Reginaldo Vicente Ribeiro e está alinhada aos programas nacionais de bioinsumos e Solo Vivo, do MAPA. O Centro contará com laboratórios de pesquisa, salas de treinamento, incubadora de empresas e unidade de produção de bioinsumos — fortalecendo a agricultura familiar e o agronegócio sustentável.

Para o prefeito Miguel Vaz, as pautas tratadas representam um passo decisivo no fortalecimento do desenvolvimento de Lucas do Rio Verde. “Foi um dia cheio de pautas e de muito sinal positivo. Aguardamos com expectativa a concretização desses avanços, que vão estruturar ainda mais o município e garantir melhor qualidade de vida para nossa população.”

GABINETE SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico