03/06/2026 18:25:15
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14556/

Lucas do Rio Verde contribui para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)

Evento aconteceu ente os dias 24 e 27 de fevereiro de 2026, em Brasília (DF)
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
03/03/2026 07:31

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2026, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde participou da 6ª Conferência Nacional das Cidades (CNC), realizada em Brasília (DF). A etapa nacional foi coordenada pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades, reunindo delegações de todo o país para debater e consolidar propostas que irão compor a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).

A conferência teve como objetivo central construir a PNDU, instrumento que orientará, de forma integrada, as ações de planejamento e gestão das cidades brasileiras nos próximos anos. A política estabelecerá diretrizes e prioridades para áreas estratégicas como habitação, saneamento, mobilidade urbana, uso e ocupação do solo, com ênfase na função social da propriedade, meio ambiente urbano e desenvolvimento econômico local.

O processo é participativo e democrático. As propostas discutidas nas etapas municipais e estaduais são consolidadas na etapa nacional, garantindo a representação de governo e sociedade civil, incluindo movimentos sociais, setor produtivo, trabalhadores e especialistas. A CNC é reconhecida como o principal fórum de participação social para a definição das diretrizes urbanas no Brasil, com foco também em justiça climática e redução das desigualdades.

Representando Lucas do Rio Verde, as servidoras Isabela Godoy e Amanda Prado foram eleitas delegadas nacionais e integraram a delegação de Mato Grosso. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, esteve presente, acompanhando as discussões e defendendo propostas alinhadas à realidade e às boas práticas adotadas pelo município.

Um dos destaques da participação luverdense foi a aprovação, em âmbito nacional, de proposta apresentada pelo município, que passará a integrar o texto final da PNDU. O conteúdo aprovado fortalece o monitoramento, a avaliação e a cooperação em rede entre os Conselhos das Cidades, ampliando a governança participativa e a efetividade das políticas públicas urbanas.

Para o secretário Welligton Souto, a contribuição de Lucas do Rio Verde reforça o protagonismo do município no debate sobre desenvolvimento urbano sustentável. “Participar ativamente da construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano é uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de compartilhar experiências e contribuir com soluções que já vêm dando resultados em nossa cidade”, destacou.

(Foto: )

A presença de Lucas do Rio Verde na 6ª Conferência Nacional das Cidades reafirma o compromisso da gestão municipal com o planejamento estratégico, a participação social e a construção de cidades mais inclusivas, sustentáveis e preparadas para os desafios do futuro.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição


02/06/2026 11:08

Equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação participa do 26º Encontro Regional do Congemas Centro-Oeste

Evento reuniu gestores para debater os desafios e os avanços do Sistema Único de Assistência Social


02/06/2026 09:36

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta quinta (4) e sexta-feira (5)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (8)