28/07/2026 15:15:54
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13832/

Lucas do Rio Verde entra no compasso da tradição com etapa regional do Festrilha 2025

Cidade sediará o Arraiá da Integração nos dias 6 e 7 de junho com apresentações de grupos de quadrilha estilizada e atrações culturais
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
02/06/2025 10:59

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde será palco da etapa regional do Festival de Quadrilhas Juninas (Festrilha) 2025, que promete movimentar a cidade durante o Arraiá da Integração neste final de semana, 6 e 7 de junho, na rotatória do Paço Municipal, a partir das 19h. Quatro grupos de quadrilha estilizada se apresentarão em busca de uma vaga na grande final, que acontecerá em Tangará da Serra.

O município luverdense competirá com a quadrilha Chumbos do Sertão, enquanto Sorriso será representado pelo grupo Jóias do Cerrado, Sinop por Raízes do Sertão e Tangará da Serra pelo grupo Os de Fora.

Mais do que uma competição, o Festrilha é uma verdadeira celebração da cultura popular e das tradições juninas. O evento fortalece a identidade cultural de Lucas do Rio Verde e atrai turistas de toda a região. Além das apresentações de quadrilha, a programação inclui feira de artesanato, atrações culturais, manifestações artísticas e muito forró para animar o público.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, o evento é um importante instrumento de valorização da identidade regional:

“Receber a etapa do Festrilha é uma grande honra para o nosso município. É um momento de celebrar nossas raízes, envolver a comunidade e incentivar a economia criativa. A quadrilha é mais do que dança: é expressão, história e pertencimento cultural.”

A etapa regional acontecerá simultaneamente em outras cidades do estado como parte do cronograma do Festrilha 2025:

• Lucas do Rio Verde: 6 e 7 de junho

• Porto Alegre do Norte: 13 e 14 de junho

• Rondonópolis: 20 e 21 de junho

• Serra Nova Dourada: 30 e 31 de maio

Os vencedores de cada etapa garantem vaga na grande final estadual, marcada para os dias 26 a 28 de junho, em Tangará da Serra. O campeão representará Mato Grosso no concurso nacional, reforçando ainda mais o protagonismo da cultura junina no estado.

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.