13/04/2026 14:40:51
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14380/

Lucas do Rio Verde inicia processo para obter certificação internacional da ABNT

Município pode se tornar o primeiro de Mato Grosso e do Centro-Oeste a se certificar pelas normas ISO
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
08/12/2025 18:05

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde iniciou, nesta segunda-feira (8), o processo para obtenção das certificações internacionais ABNT NBR ISO 37120, 37122, 37123 e 37125, normas que avaliam serviços urbanos, cidades inteligentes, resiliência e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). O lançamento ocorreu no Paço Municipal, com presença do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, do presidente da Câmara Airton Callai, secretários municipais, autoridades e representantes de entidades. 

A iniciativa é realizada em parceria com o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT SJC), referência em metodologias ISO aplicadas à gestão urbana. Com o projeto, Lucas do Rio Verde pode se tornar o primeiro município de Mato Grosso e de todo o Centro-Oeste a obter as certificações. Além disso, o Município tem potencial para ser o primeiro do Brasil a concluir as quatro normas de forma simultânea e o segundo do mundo a se certificar pela ISO 37125.

Ao todo, o processo envolve o levantamento e a análise de 409 indicadores, distribuídos entre as quatro normas. As etapas incluem workshops técnicos com equipes de 12 secretarias municipais e do SAAE, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade. Após a consolidação das informações, os dados serão encaminhados à ABNT para auditoria e definição da categoria de certificação alcançada.

Segundo a administração municipal, a adoção das normas ISO fortalece a transparência, padroniza processos, aprimora o planejamento urbano baseado em evidências e amplia o potencial de atração de investimentos, além de facilitar comparações com cidades certificadas ao redor do mundo.

Os próximos passos incluem a finalização do preenchimento dos indicadores pelas secretarias, validação técnica das informações, envio à ABNT e divulgação do resultado. As secretarias participantes são: Agricultura e Meio Ambiente; Fazenda; Saúde; Segurança Pública; Assistência Social e Habitação; Cultura e Turismo; Educação; Infraestrutura e Obras; Esporte e Lazer; Governo e Administração; além do SAAE. 

Ao destacar a importância do processo e o pioneirismo do município na busca pelas certificações, o prefeito Miguel Vaz enfatizou o foco em sustentabilidade e gestão baseada em indicadores. 

"A certificação da ISO representa seguir padrões, seguir parâmetros não só nacionais como internacionais, então o que nós buscamos é olhar para a administração pública, elevar os indicadores, medir, poder medir todos eles dentro desses da ISO que nós estamos buscando, justamente para melhorar a administração pública, para pensar no município a médio e longo prazo. Um grande objetivo e para nós um motivo de muita satisfação poder lançar esse projeto hoje, trazer uma equipe que já é experimentada em acompanhamento de certificações da ISO em municípios importantes, que são poucas cidades hoje que estão com projeto de certificação, e Lucas do Verde é a primeira cidade de Mato Grosso que parte então para certificação, o que dá para nós mais uma vez a referência de estarmos buscando sustentabilidade no mais amplo sentido que possa, de fato, promover a cada ano que passa, com base nesses indicadores, melhoria na qualidade de vida das pessoas e é isso que nós pensamos, uma cidade sustentável".

Responsável pela coordenação técnica do processo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto reforçou que a certificação consolida avanços já em curso. 

"A gente entende que esse processo vem selando todos os trabalhos que o prefeito Miguel vem realizando desde 2021 para deixar de uma forma permanente. Porque são mais de 400 indicadores que nós estaremos monitorando, vendo qual o município se enquadra ou não. A gente vai estar implantando e outros a gente vai iniciar o processo de medição. Então esses indicadores, eles trazem uma regulamentação de todos os processos que a gente vive dentro do processo de urbanização, qualidade de vida, cidades resilientes, cidades inteligentes e principalmente o ESG, que é uma cidade verde que é o qual combina com a nossa visão de futuro, que é ser referência em economia verde nos próximos anos."

Felipe Hammel, representante do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos, detalhou a base técnica do projeto e sua duração.
"Esse é um grande projeto, um novo momento para o município de Lucas do Rio Verde. A lógica desse projeto é que ele é um desenvolvimento de uma metodologia de gestão pública por indicadores, por dados e indicadores. A ideia é que através de normas ISO 37120, 37122, 37123 e 37125, para cidades inteligentes, resilientes e sustentáveis, nós possamos trazer mais lógica para conseguir tomar decisões pautadas em dados e indicadores. Em 19 eixos, desde educação, meio ambiente, segurança pública, e que estão conectados à Agenda 2030 da ONU. Então, a lógica aqui no município é que os gestores, o prefeito e toda a equipe consigam tomar decisões pautadas em dados, de acordo com normas internacionais. E esse é um projeto com 12 meses de duração, e ele já se encontra no seu segundo mês de projeto", finalizou. 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril


13/04/2026 08:35

Guarda Civil Municipal mantém atuação constante no primeiro trimestre e amplia atendimentos em 2026

Comparativo entre 2025 e 2026 demonstra presença ativa da corporação e fortalecimento do atendimento à população


12/04/2026 10:34

Primeira edição do Desafio dos Bravos reúne aproximadamente 200 participantes

O evento foi realizado neste domingo (12), com largada na Avenida Beira Mata e percurso dentro do Parque dos Buritis


11/04/2026 21:06

Desafio das Destemidas reúne mais de 700 mulheres em Lucas do Rio Verde

A primeira edição contou com 400 mulheres inscritas. Para 2026, a expectativa é chegar a mil participantes


10/04/2026 11:36

Dupla Henrique e Diego é a 1ª atração confirmada para a Festa de Milho 2026

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


10/04/2026 10:22

Prefeitura, Unilasalle e MT Hemocentro realizam campanha de doação de sangue

A coleta será realizada nos dias 14, 15 e 16, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Centro Universitário Unilasalle


10/04/2026 08:59

Lucas do Rio Verde realiza 120 cirurgias de catarata neste fim de semana

O mutirão é realizado por meio de parceria entre o Município e Programa Gov MT Fila Zero, com o apoio do Consórcio de Saúde Vale do Teles Pires


10/04/2026 08:28

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados 15 profissionais, dos editais 001/2026 e 002/2026. Os candidatos têm até segunda-feira (13), para a apresentação


09/04/2026 19:39

Prefeitura de Lucas do Rio Verde avança na regularização fundiária e dá início à REURB no 30 de Novembro

Assinatura do decreto aconteceu nesta quinta-feira (9), no Paço Municipal


09/04/2026 14:45

Literatura infantil ganha vida na Semana do Livro em Lucas do Rio Verde

Programação especial contará com peça teatral interativa para alunos da rede municipal e sessões abertas à comunidade nos dias 16 e 17 de abril


09/04/2026 11:00

Percurso das corridas “Destemidas” e “Bravos” terá interdições e esquema especial de trânsito

O esquema especial de organização do trânsito será feito pela Guarda Civil Municipal (GCM)