17/04/2026 04:35:14
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14136/

Lucas do Rio Verde inicia projeto para garantir qualidade de embutidos

Parceria entre prefeitura, IFMT e produtores vai reforçar a segurança alimentar no município
Por Ascom Prefeitura/Maiza Santos
13/09/2025 15:42

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus Lucas do Rio Verde, deu início a um projeto inovador que promete fortalecer a segurança alimentar e valorizar a produção local. A primeira reunião com os produtores de embutidos foi realizada no auditório da prefeitura nesta sexta-feira (12), com foco na apresentação do projeto de extensão “Avaliação microbiológica de alimentos para condução de boas práticas de higiene em vista da segurança alimentar”.

Durante o encontro, foi destacada a importância do monitoramento da qualidade dos embutidos produzidos no município, por meio de análises microbiológicas para Salmonella spp. e coliformes fecais.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palles destacou o valor da união entre o poder público e a instituição de ensino.
“O Instituto Federal aqui do município de Lucas do Rio Verde é um parceiro nosso de longa data, já com diversos projetos em andamento, já finalizados e agora iniciando mais essa parceria. O objetivo principal é acompanhar mais de perto aqueles produtores que trabalham com produtos embutidos e o Instituto Federal nos estendeu essa mão para auxiliar nessa pesquisa, no desenvolvimento e no acompanhamento da qualidade desse trabalho”, afirmou.

Segundo Palles, o projeto representa um avanço significativo para os produtores locais. “É uma parceria interessante, muito boa para o produtor porque vai acompanhar a qualidade do material que está sendo produzido e entregue para a sociedade.

A médica veterinária Silvia Fabiane, responsável pelo Serviço de Inspeção e pelo Programa Selo de Origem Municipal, explicou a origem da iniciativa e reforçou seu caráter inclusivo.
“Esse projeto surgiu da demanda que temos dentro da secretaria. Os produtores de embutidos, como salames e defumados, são todos pequenos e, muitas vezes, não conseguem arcar com os custos elevados de análises laboratoriais. Por isso buscamos junto ao IFMT uma parceria para realizar os exames microbiológicos, assegurando o controle de qualidade dos produtos fabricados”, disse.

Para o professor Dr. Adiles Paulo de Lima, coordenador do projeto, a proposta também aproxima os estudantes da realidade prática da profissão.
“A ideia foi da Prefeitura, que entrou em contato com a direção do nosso campus. Nós trabalhamos em pesquisa e extensão ao mesmo tempo, associando teoria, prática e experimentação em laboratório. Vamos realizar análises microbiológicas em embutidos, especialmente para verificar Salmonella e coliformes, que são exames comuns e fundamentais para garantir a segurança alimentar”, explicou.

Segundo ele, todos saem ganhando com a parceria. “Os produtores terão um acompanhamento de qualidade, e nossos alunos também aprendem, exercitam e aplicam o conhecimento na prática, beneficiando toda a comunidade”, destacou.

A produtora rural Marvane Aparecida Ribas, da empresa Recanto Colonial, comemorou a oportunidade de participar da ação.
“Nós trabalhamos com embutidos de carne suína e fomos convidados pelo professor Adiles para essa primeira reunião. Esse projeto de análise microbiológica é muito importante. Acredito que nossa presença enquanto MEI é fundamental para ser parceiro dessa iniciativa, que visa orientar e reforçar as práticas de higiene e manipulação. Nosso maior objetivo é sempre entregar um produto de mais qualidade para o cliente”, ressaltou.

O projeto marca um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde. Além de garantir alimentos mais seguros à população, a ação contribui para aumentar a competitividade dos produtores locais, estimulando a formalização e a valorização dos produtos regionais.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril