30/04/2026 07:18:54
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10650/

Lucas do Rio Verde retoma castração de cães e gatos na UPC

As atividades estão sendo realizadas conforme cadastros feitos pelo site
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
16/09/2022 09:26

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que retomou o programa de cirurgias de controle de natalidade de cães e gatos na Unidade Permanente de Castração (UPC). As atividades estão sendo realizadas desde terça-feira (13). 

O projeto de castração de cães e gatos, no container instalado na Avenida da Fé, no bairro Tessele Junior, continua a atender proprietários ou tutores de cães e gatos, com baixa renda comprovada, animais abandonados errantes que por alguma causa estão em situação de rua e ONGs que atuem no resgate de animais, desde que pertençam ao município de Lucas do Rio Verde.

Importante pontuar que cerca de 600 animais estão na fila de espera para realização do procedimento que havia sido paralisado após o falecimento da médica veterinária.

Quem já se cadastrou não perderá o cadastro e a equipe da UPC realizará contato. Os demais interessados podem solicitar castração através do link no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone (65) 92559-9604

Os dias e horários em que serão realizados os procedimentos de castração, assim como a quantidade de animais por dia, serão determinados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com a Alpatas. 

O animal sairá da castração com o cone cirúrgico e medicação. Caso o proprietário ou tutor queira, poderá comprar a roupa pós-cirúrgica ou confeccionar conforme modelo no site.

Através da castração, uma série de problemáticas oriundas do descontrole populacional de cães e gatos do nosso município será evitada, promovendo um maior bem-estar a estes animais e à população.

Obrigações do proprietário ou tutor:

•    Fazer o cadastro;

•    Garantir que o animal esteja saudável, sem sinal ou sintoma de doença;

•    Animais devem estar de banho tomado, sem pulgas e carrapatos;

•    O animal precisa estar em jejum de 4 horas, água e comida (nem mais nem menos);

•    Trazer cobertas ou toalhas para aquecer o animal;

•    CACHORROS precisam estar de coleira (e focinheira caso sejam bravos);

•    GATOS precisam estar SEMPRE dentro de CAIXAS DE TRANSPORTES;

•    Fêmeas precisam de roupa cirúrgica ou de camiseta LIMPA recortada no tamanho do animal, ver foto abaixo de referência;

•    Realizar o exame de sangue (obrigatório) para cães, conforme orientação do médico veterinário;

•    Chegar no local da cirurgia com antecedência de 30 minutos; caso não estejam no horário estabelecido, não serão atendidos e voltarão para o reagendamento;

•    Cuidar do pós-operatório, administrando a medicação, observando os pontos e demais cuidados necessários de acordo com instrução do médico veterinário.
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos


28/04/2026 17:12

Secretaria de Saúde promove dia “D” de Vacinação nesta sexta-feira (01)

Seis unidades estarão abertas, das 7h às 16h30, Rio Verde, Jardim Primaveras, Parque das Américas, Jaime Seiti Fujii, Vida Nova e Parque das Emas


28/04/2026 16:35

Lista de aprovados no Bolsa Atleta 2026 já está disponível

Só a Categoria Seleção Municipal disponibilizará um total de R$ 500 mil em 2026


28/04/2026 14:52

Sete anos cuidando de quem cuida: Espaço Vidas celebra trajetória de acolhimento

Evento destinado aos servidores municipais contou com palestra, mesa de debate e atividades de bem-estar e cuidado


28/04/2026 14:13

Lucas do Rio Verde e o milho: a construção de um modelo que transformou produção em desenvolvimento

Da ciência no campo à industrialização, o município consolidou uma cadeia que gera energia, proteína e valor


28/04/2026 13:00

Cultura lança edital com recursos da Política Nacional Aldir Blanc para projetos de Lucas do Rio Verde

Edital prevê apoio financeiro para dez projetos culturais; inscrições seguem até o dia 21 de junho


28/04/2026 12:38

Mais de 100 alunos recebem certificados em cursos gratuitos do Senac com apoio da prefeitura em Lucas do Rio Verde

Cerimônia reuniu alunos, autoridades e famílias em uma noite de conquista e novos caminhos