24/09/2026 11:32:28
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/15188/

Lucas do Rio Verde sedia evento que reúne profissionais da Educação para discutir sobre transformações digitais

Organizado pela FTD Educação, com apoio da Secretaria Municipal, evento foi realizado nesta quarta-feira (23)
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
24/09/2026 10:23

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta quarta-feira (23), o Auditório dos Pioneiros do Paço Municipal de Lucas do Rio Verde se transformou em um espaço de diálogo, conhecimento e troca de experiências sobre as transformações digitais nos ambientes educacionais. Organizado pela FTD Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, o evento reuniu professores, coordenadores e gestores de municípios mato-grossenses.

“Estão aqui representantes das unidades escolares e das secretarias de Educação de Lucas e de outros municípios da região, que também trabalham com o sistema estruturado da FTD, para tratar sobre como melhor utilizar as tecnologias dentro das escolas e para a aprendizagem dos estudantes. Os conhecimentos adquiridos aqui, com certeza, irão contribuir com o dia a dia escolar dos nossos profissionais”, afirmou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“Nós sabemos que discutir inovação é um grande desafio para a educação pública. Por isso, preparamos esse momento para falar sobre a reconfiguração da educação a partir da inteligência artificial e sobre como podemos reposicionar as aprendizagens com o apoio das tecnologias, da inovação e de novas metodologias”, explicou o consultor de engajamento digital da FTD Educação, Gustavo Ornelas.

Segundo o consultor, o Município foi escolhido para sediar o evento visto que é referência no uso de tecnologias, na programação e na aplicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da computação. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“Lucas é uma região muito bem preparada. Toda vez que faço uma visita técnica, fico muito surpreso com a qualidade dos laboratórios. Recentemente, tivemos a oportunidade de vivenciar a programação com os estudantes e vimos, na prática, como as coisas acontecem aqui em Lucas, além de o quanto essa realidade está próxima. Estamos aqui realizando o Café Iônica porque queremos que esse case de sucesso em programação, BNCC de Computação e mudança de mentalidade alcance também outros municípios. Lucas é uma referência para nós, tanto quando olhamos para uma agenda nacional quanto para a regional”, ressaltou.

Durante a programação, os educadores puderam refletir sobre como a IA reconfigurou a escola e a sociedade e o que diferencia os seres humanos das máquinas a partir da visão de sonho de Krenak e da criatividade.

Além disso, a partir da metodologia de Design Thinking, os profissionais foram convidados a propor soluções inovadoras para os desafios do ambiente escolar utilizando a escuta ativa, ideação criativa e testes rápidos.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“Penso que, cada vez mais, precisamos estar atentos a tudo o que está por vir: ao uso consciente da IA e a como vamos apresentá-la às crianças de uma forma interessante, que contribua para o avanço delas com o uso dessas novas tecnologias. Se todo mundo está correndo atrás para se atualizar e se adequar a essa realidade, por que a escola ficaria para trás? Então, a tecnologia deve ser uma aliada do professor e do aluno”, disse a coordenadora pedagógica da rede municipal luverdense, Juliana Zanatta.

Ao sediar e participar do Café Iônica, a Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde reafirma o compromisso do município com a inovação educacional e com a formação continuada de seus profissionais. A participação ativa de gestores, coordenadores e professores demonstra o engajamento local em transformar os desafios digitais em oportunidades concretas de aprendizagem, consolidando Lucas como referência para outras cidades da região.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/09/2026 07:30

Empatia em movimento: estudantes da rede municipal participam de esportes e atividades inclusivas durante a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Iniciativa da Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde visa promover um ambiente escolar mais empático, respeitoso e verdadeiramente inclusivo


23/09/2026 15:14

UAB/UFR ofertam vagas para curso de especialização em Comunicação, Marketing e Mídia Digital

São 30 vagas destinadas ao polo de Lucas do Rio Verde; a inscrição é gratuita e deve ser realizada até o dia 6 de outubro


23/09/2026 14:15

Atleta de Lucas do Rio Verde conquista prata nos Jogos Escolares Brasileiros e faz história para Mato Grosso

Manuelly Rios é a primeira atleta feminina de Mato Grosso a conquistar medalha na modalidade de ciclismo na competição nacional Sub-14


23/09/2026 09:13

Lucas do Rio Verde apresenta experiências e perspectivas para o turismo durante o CIDESA TUR 2026

Secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, participou da programação apresentando a trajetória do município e perspectivas para o fortalecimento do turismo integrado na região


23/09/2026 08:06

Provas do Processo Seletivo Simplificado acontecerão neste domingo (27) em Lucas

Seletivo prevê vagas para cadastro de reserva nas áreas de saúde, educação, esporte e Lazer e agricultura e meio ambiente


22/09/2026 15:30

Natal da Esperança 2026: Cultura abre inscrições para seleção de atrações artísticas

O prazo para inscrição segue aberto até 12 de outubro e contempla pessoas físicas, jurídicas, grupos e coletivos culturais


22/09/2026 15:14

Prefeitura abre credenciamento para prestadores de serviços médicos

Vagas são destinadas ao atendimento no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e em Unidades Básicas de Saúde Satélites


22/09/2026 15:05

UAB/UFR ofertam vagas para o curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Seleção de candidatos será realizada por meio do Histórico Escolar; inscrições seguem até dia 5 de outubro


22/09/2026 11:40

UAB promove evento “Conexões Acadêmicas” nesta terça-feira (22)

Aberta ao público, programação reúne palestras, dinâmicas e compartilhamento de experiências


22/09/2026 09:08

Regularidade no Cadastur passa a ser requisito para alvará de atividades turísticas em Lucas do Rio Verde

Medida da Prefeitura visa qualificar o setor turístico e dar mais segurança e reconhecimento aos prestadores de serviços do município


21/09/2026 16:56

Rebobinando Memórias: espetáculo de Danças Urbanas e Jazz revive clássicos do cinema dos anos 70, 80 e 90

Apresentação gratuita acontece nos dias 24 e 25 de setembro, às 19h, na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde