26/04/2024 17:45:51

Mérito ‘O Semeador’ é entregue ao ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli

Homenagem faz parte da programação do Show Safra, que segue até sexta-feira (24) em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
22/03/2023 10:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Um dos atos característicos do Show Safra é a homenagem entregue pelas autoridades de Lucas do Rio Verde às personalidades que constribuiram ao longo dos anos com o agronegócio brasileiro. O reconhecimento acontece por meio do mérito ‘O Semeador’, fundamentado em uma passagem bíblica, de forma a reconhecer às pessoas que com muito trabalho, coragem, espírito empreendedor e inovador transformam a nossa sociedade. Neste ano, o prêmio foi entregue ao ex-ministro Alysson Paolinelli, na tarde desta terça-feira (21), no auditório da Fundação Rio Verde.

O homenageado nasceu em 10 de julho de 1936, na cidade de Bambuí, Minas Gerais. O trabalho como secretário de Agricultura chamou a atenção do Governo Federal, que convidou Paolinelli para o Ministério da Agricultura, em março de 1974.

Incentivador da pesquisa, da ciência e tecnologia, além de ministro, Alysson ocupou diversos cargos e postos de destaque durante a carreira e estruturou a Embrapa. O ex-ministro recebeu reconhecimentos e premiações nacionais e internacionais, inclusive, a indicação ao prêmio Nobel da paz, em 2021, por sua contribuição à produção mundial de alimentos.

“Penso que eu fiz nada. Ninguém faz nada sozinho. O que nós fizemos foi trazer para o produtor uma palavra de confiança, orientação técnica, crédito adequado e um esforço de organização. Hoje eu retorno para ser homenageado, quando, na verdade, eu devia ‘tá’ homenageando esses produtores. Eles é que merecem, porque foram eles que fizeram, estão fazendo e vão continuar fazendo tudo pelo nosso agronegócio”, declara Alysson Paolinelli.

O mérito ‘O Semeador’, diferente dos outros anos, foi entregue por duas crianças, no sentido de promover a participação e o envolvimento da juventude com o agronegócio. O ato foi acompanhado pelo prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, da primeira-dama, Janice Ribeiro, do presidente do Show Safra, Joci Piccini e do vice-governador, Otaviano Pivetta.

Programação da Prefeitura na feira
Na sexta-feira (24), às 8h, o lançamento do projeto Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar, será a atração do estande do Executivo. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Rio Verde, Prefeitura, Embrapa e Empaer, para desenvolver e aprimorar a fruticultura, cafeicultura, olericultura e o Sistema Agroflorestal (SAF), trabalhando temas como: irrigação de baixo custo, mecanização e bioinsumos.

O projeto será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), na Fundação Rio Verde de pesquisa, e serão realizados, durante o ano, dias de campo para que o agricultor familiar participe do manejo e preparação do solo.

O lançamento oficial da Campanha Leão Amigo da Criança e do Idoso será realizado durante o Show Safra, na sexta-feira, às 15h30, e contará com autoridades locais, equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso, Associação dos Contabilistas de Lucas do Rio Verde e outros.

Confira a programação completa do Show Safra. https://www.showsafra.com.br

Com informações: Crop AgroComunicação | Assessoria Show Safra

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)