21/06/2026 04:19:53
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10854/

Município busca referência em região impactada pela inovação

Iniciativa faz parte do processo inovação em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
08/11/2022 11:20

(Foto: Arquivo pessoal)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo de tornar o município competitivo na área de empreendedorismo, inovação e novos negócios, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde soma forças em uma parceria com a Aliança de Inovação do Cerrado – AIC, que reúne 14 entidades unidas pela inovação. 

O grupo visa implementar em Lucas do Rio Verde um modelo de organização civil chamado de quádrupla hélice, envolvendo quatro setores fundamentais para o desenvolvimento da cidade, sendo: poder público, universidades, sociedade civil e iniciativa privada.

Dentre as propostas da AIC, a Administração Municipal é envolvida quando o assunto é o uso de novas ferramentas e tecnologias para desenvolver um governo mais ágil, através de elementos que aumentem a performance da gestão pública.

Com o objetivo de conhecer regiões transformadas a partir de iniciativas como essas da AIC, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, e o supervisor, Marcelo Azevedo, estiveram, no mês passado, em Medellín, na Colômbia, em busca de experiências aplicáveis em Lucas do Rio Verde. Eles participaram de uma caravana, a partir do Projeto Cidade Inovadora, que reuniu gestores de várias regiões do país, além de representantes do Sebrae e Sicredi Ouro Verde.

Por lá, a comitiva conheceu uma região impactada por projetos de inovação, além de modelo de administração, onde as entidades públicas e privadas definem, em comitê, as políticas públicas prioritárias.

Medellín é reconhecida como uma cidade-modelo que está vencendo o crime. Em 2013, ela foi eleita a Cidade do Ano em um concurso realizado pelo The Wall Street Journal e pelo banco Citibank, em parceria com o Urban Land Institute, dos Estados Unidos.

Além de Medellín, o grupo busca referência de projetos de inovação em outras regiões. Nos próximos meses, a AIC deve firmar o pacto pela inovação, um dos primeiros passos para a implantação do projeto em Lucas do Rio Verde.
 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/06/2026 16:50

Museu do Cerrado recebe atividades de educação ambiental em parceria com a Polícia Ambiental

Entre as ações desenvolvidas estiveram brincadeiras educativas e dinâmicas


20/06/2026 11:46

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Elizea Ricaldo Makiyama


19/06/2026 19:43

2ª Celebração do Dia do Pioneiro reconhece legado feminino em Lucas do Rio Verde

O Evento, realizado no Museu Histórico, homenageou as fundadoras e integrantes do Clube de Mães do município


19/06/2026 14:00

UBSs: Reestruturação do sistema de agendamento inicia na segunda-feira (22)

Profissionais das unidades de saúde participaram de capacitação nesta quinta e sexta-feira


19/06/2026 12:18

Feira de Negócios tem início em Lucas do Rio Verde e reúne 82 empreendedores locais

Evento segue até sábado (20) com exposição de produtos, gastronomia e moda


19/06/2026 10:53

Lucas do Rio Verde promove ciclo de palestras para prevenção da violência contra idosos

Ações estão sendo realizadas nos clubes de idosos e unidades dos Cras


19/06/2026 09:17

Cidade de oportunidades: Lucas avança para viabilizar mais 150 moradias populares

Município doará área e contribuirá para a realização do sonho da casa própria de mais famílias luverdenses


19/06/2026 07:39

Workshop “Da Oficina ao Palco” proporciona experiência prática e aproxima alunos da realidade musical

Realizado ao longo de três dias, o projeto proporcionou momentos de aprendizado, troca de experiências e vivência prática com músicos profissionais


18/06/2026 16:55

Conscientização que gera resultados: escolas municipais reduzem consumo de água e são premiadas pelo Saae

Iniciativa faz parte das ações desenvolvidas em alusão ao Mês da Água; Escola Érico Veríssimo economizou aproximadamente 22.700 litros e conquistou o 1º lugar


18/06/2026 16:48

Famílias acolhedoras ajudam a construir novos caminhos para crianças e adolescentes em Lucas do Rio Verde

Programa já conta com cinco famílias cadastradas e segue aberto para novos participantes


18/06/2026 15:23

Matrículas do Programa Mais MT Muxirum estão abertas em Lucas do Rio Verde

Programa atenderá pessoas acima dos 15 anos de idade, ofertando alfabetização de jovens e adultos; Matrículas seguem até dia 24 de junho