10/06/2026 21:47:43
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12726/

Museu Histórico de Lucas do Rio Verde recebe Moção de Aplausos do Legislativo

Homenagem foi feita pela produção do Inventário Participativo da Festa de São Cristóvão
Por Ascom Prefeitura/Oliveira Neto
16/03/2024 12:30

(Foto: Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A produção de um documentário sobre a história da Comunidade São Cristóvão, pela equipe do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, resultou no recebimento de uma bela homenagem do Poder Legislativo. 

O Inventário Participativo da festa da comunidade envolveu pioneiros, moradores, estudantes, professores e direção da Escola São Cristóvão.

No dia 11 de março, a entrega da Moção de Aplausos, reconheceu o longo e detalhado trabalho realizado pela instituição museológica. A homenagem foi entregue pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Sandra Barzotto.

“Eu acompanhei grande parte desse trabalho e percebi a importância de se manter viva a memória de nossos pioneiros, que ajudaram a desbravar essa região. Acompanhei a emoção de muitos desses personagens, relatando suas vivências, e sabemos que a manutenção dessas histórias será preservada pelo Museu Histórico de Lucas do Rio Verde”, comentou a presidente da Câmara.

A pesquisa teve como objetivo ainda, a proposição do Tombamento da Festa de São Cristóvão como o primeiro bem cultural imaterial do município. O coordenador do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde, Oliveira Neto, recebeu a homenagem e destacou a importância do reconhecimento. 

“Esse trabalho foi feito por muitas mãos. Não é fácil produzir um inventário participativo, porque não se trata apenas de realizar uma pesquisa. Trata-se de pesquisar as histórias, documentar o material coletado, preservar as memórias e expor ao público como devolutiva do trabalho realizado, o que proporcionará materialidade didática para promover conhecimento sobre nossa história e esse é o grande desafio. Eu estou bem alegre de termos esse trabalho reconhecido e estendo essa homenagem à toda Comunidade de São Cristóvão, que nos ajudou muito em todo processo”, destacou Oliveira Neto.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, enfatizou a importância das ações culturais que vêm ocorrendo em Lucas do Rio Verde. 

"Estamos muito felizes em ver várias ações culturais se destacando na cidade. Além do Museu Histórico que foi homenageado com muito mérito, tem outras produções culturais sendo reconhecidas como no caso do teatro, artesanato, biblioteca, enfim, várias frentes de ações em destaque. Tudo graças ao trabalho coletivo e a gente agradece muito a Gestão Municipal, em nome do prefeito Miguel Vaz, pela confiança depositada em nossa equipe", agradeceu Luciana.

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


10/06/2026 17:03

1º Arraiá da Cultura reunirá tradição e integração no bairro Jardim Amazônia

Evento marca o encerramento do semestre das oficinas culturais com apresentações, quadrilhas juninas e praça de alimentação


10/06/2026 16:49

UBS Parque das Américas realiza mutirão para o diagnóstico de hanseníase neste sábado (13)

Os atendimentos serão realizados por meio de agendamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h


10/06/2026 10:39

Green School conecta educação, inovação e sustentabilidade em Lucas do Rio Verde

Iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Educação e Unilasalle; Atividades iniciaram nesta terça-feira (9)


10/06/2026 08:28

Museu Histórico recebe 2ª edição do Dia do Pioneiro Luverdense

Nesta edição, também serão homenageadas as pioneiras fundadoras do Clube de Mães


09/06/2026 11:00

Mutirão CAR Digital 2.0 inicia com participação de produtores rurais da região

Evento também foi marcado pelo lançamento do Lucas Legal 2.0


09/06/2026 08:39

Conferência Municipal de Saúde: Políticas públicas serão discutidas nesta quinta-feira (11)

A conferência será realizada na Câmara de Vereadores, com início das atividades a partir das 7h


08/06/2026 17:14

Lucas do Rio Verde encerra participação histórica na FIT Pantanal 2026

A estimativa é de que mais de 40 mil pessoas tenham passado pelo estande de Lucas do Rio Verde durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal.


08/06/2026 09:25

Lucas do Rio Verde conquista título estadual e garante vaga nos Jogos Universitários Brasileiros

Equipe de voleibol representando o Centro Universitário Unilasalle foi campeã invicta dos Jogos Universitários Mato-grossenses e agora se prepara para a etapa nacional em Goiânia


04/06/2026 10:15

Secretaria de Educação adere ao Programa de Braille e amplia práticas inclusivas na rede municipal

Iniciativa promove a qualificação de 60 educadores em alfabetização de estudantes com deficiência visual


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas