17/04/2024 22:29:24

Práticas bem-sucedidas na educação luverdense são apresentadas em seminário

As atividades foram realizadas no Programa Alfabetiza MT, parceria da Prefeitura e Estado
Por Ascom Prefeitura/Carla Braganholo
29/09/2022 10:46

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação, realizou o 1º Seminário de Alfabetização, que reuniu professores, coordenadores e gestores das escolas municipais, nesta quarta-feira (28). O evento contou com apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas no município com o Programa Alfabetiza MT.

Com objetivo da melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas públicas e buscando alfabetizar todas as crianças das escolas mato-grossenses até o 2º ano do ensino fundamental, o Estado de Mato Grosso, por meio de Regime de Colaboração com os municípios, oferece formação aos coordenadores, diretores, gestores escolares e professores da rede de ensino municipal e estadual, que atuam com os estudantes da educação infantil e fundamental.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destaca a importância da participação do grupo pedagógico. “A realização desse primeiro seminário é o momento onde todos os professores alfabetizadores podem expandir seu conhecimento. O Programa Alfabetiza MT é muito importante e vem para fortalecer a alfabetização dos nossos estudantes. Hoje já é provado que um aluno bem alfabetizado terá mais condições de seguir a frente”, relata.

O evento contou com a palestra da pedagoga cearense Lídia Beatriz Studart, que abordou o tema Alfabetização e Letramento e as Práticas Pedagógicas. Atuando no Sistema Educacional Família Escola, com sua vasta experiência na educação, ela é reconhecida nacionalmente por ser uma das idealizadoras de métodos de aprendizagem de resultado na educação infantil, que no estado do Ceará foi denominado de Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), responsável por um dos melhores índices do país no Ideb.

Foram apresentados os desafios, limites e possibilidades do programa na educação de Lucas do Rio Verde, além do material didático de complemento, que aponta vários aspectos pedagógicos. No mesmo momento, trabalhos realizados pelos estudantes foram expostos para fortalecer e auxiliar as práticas pedagógicas.

Entre as atividades, a professora Alane Souza, que é responsável pelas turmas do 2º ano fundamental I da Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello, apresentou a ideia de ensinar brincando, diferenciado do método tradicional.

“Nós desenvolvemos várias brincadeiras e vários métodos de aprendizagem para que a atividade fosse concluída de uma forma completa. Jogos, brincadeiras e roletas de sílabas são algumas das atividades que usamos para que as crianças se concentrem, ainda mais na fase de aprendizagem pós pandemia, onde a maioria passou dois anos em casa sem frequentar a sala de aula e acabou não desenvolvendo por completo a aprendizagem. O foco é a criança aprender brincando”, destaca a professora.

O Seminário contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, secretária de Educação, Elaine Lovatel, presidente da Regional Centro-Norte, Susa Bess, diretora da Regional de Ensino, Cristiane Signor, coordenadora municipal do Programa Alfabetiza MT, Edileuza Julia Dourado, e a gestora da Escola Municipal Vinícius de Moraes, Simone Santana.

17/04/2024 16:22

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto “Casa de Eurídice”

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica

17/04/2024 15:41