29/07/2026 23:59:02
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12190/

Prefeitura assina certidão de regularização de imóveis do loteamento Jardim Europa III

O processo foi instaurado como uma Reurb-E para a região de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
12/10/2023 09:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Câmara Municipal e 27 moradores do loteamento Jardim Europa III realizaram nesta quarta-feira (11) a assinatura da certidão de regularização fundiária do local.

O processo foi instaurado como uma Regularização Fundiária Urbana de Interesse Específico (Reurb-E), sendo aplicável aos núcleos urbanos informais ocupados até 22 de dezembro de 2016.

“Toda parte de responsabilidade de obras, de projetos e de custos cartorários é dos moradores. Mas, com isso, o Município aprovou os projetos que eles apresentaram, fez toda a análise dos documentos e está resolvendo uma situação de moradores que estão ali há mais de 12 anos, que tinham o seu lote, mas que não tinham o documento desses imóveis. Esse documento agora vai para o cartório, que vai abrir as matrículas de cada pessoa, já com o nome dela e o título. Isso é uma comprovação de que a pessoa é dona daquele imóvel, dando muito mais segurança para os moradores”, explicou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.

Recentemente, o Município entregou regularizações fundiárias da Comunidade Itambiquara, além de instaurar o processo de Reurb no bairro Colina Verde (antigo Macucos). 

“Mais uma entrega importante, onde 27 moradores do bairro Jardim Europa III que esperam a titulação, recebem a entrega do título para que seja levado a registro e cada um possa definitivamente ter a sua escritura, a sua matrícula registrada. É uma observação muito importante porque foi uma ocupação, uma venda irregular e hoje através da Lei do Reurb-E, que foi criado e aprovado em 2017, a gente pode regularizar isso. Essas pessoas daqui para frente serão efetivamente proprietárias dos seus terrenos”, enfatiza o prefeito Miguel Vaz.

Jaime Gentil Martins é empresário e um dos moradores do loteamento e expressou sobre os benefícios da Reurb-E para o seu imóvel. “A gestão foi atenciosa e com esse passo, vai nos beneficiar muito. É gratificante saber que agora minha moradia estará regularizada, podemos construir, sonhar com liberdade”, definiu.

“É uma atitude corajosa do prefeito Miguel Vaz, de encarar os problemas que a sociedade tem e agora nós estamos entregando, então, mais uma regularização. E essa tem uma característica muito diferente, porque ela é uma Reurb-E, que significa que os proprietários estão pagando a infraestrutura e estão pagando também todo o processo de regularização de cartório, enfim, diferente da Reurb social, que nós aplicamos em outros locais do município. É mais segurança para as pessoas que moram aqui, mais oportunidade para cidade e oportunidades que nós estamos construindo, que é Lucas do Rio Verde”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

Estiveram presentes na assinatura o prefeito Miguel Vaz, secretários de Governo Alan Togni, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias, procuradora municipal, Derlise Marchiori, presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Daltro Figur, vereador Wlad Mesquita e o empresário e morador do loteamento Jardim Europa III, Jaime Gentil Martins.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE PROCURADORIA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses