07/10/2026 00:35:30
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/15092/

Prefeitura avança na recuperação asfáltica nos bairros de Lucas

Serviços contemplam trechos de avenidas e ruas do município, com aplicação de lama asfáltica, CBUQ e microrrevestimento
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
21/08/2026 13:47

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras, segue com as ações de recuperação e manutenção da malha viária do município. Os serviços estão sendo realizados em diferentes regiões da cidade, com aplicação de técnicas e materiais adequados às características de cada via e às condições climáticas da região.

Entre os pontos que estão recebendo melhorias estão trechos da Avenida das Nações, Avenida Chapada e Rua Santo Amaro. Na Avenida das Nações, os trabalhos contemplam 1,75 quilômetro, no trecho entre a Avenida Dall’Alba e a Rua Nelson Rigo, com aplicação de lama asfáltica.

Já na Avenida Chapada, são 1,3 quilômetro entre a Avenida Dall’Alba e a Avenida Júlio Mafini, com aplicação de CBUQ. Na Rua Santo Amaro, o serviço alcança 300 metros, entre a Rua Renascença e a Avenida Roma, também com lama asfáltica.

Nesta semana, também foi concluída a recuperação, com utilização de CBUQ, de um dos lados da Avenida Universitária, no trecho entre a Avenida da Produção e a Avenida das Acácias.

Outros pontos da cidade também estão recebendo intervenções. Na rua Sarandi, os serviços ocorrem no trecho entre a avenida Brasil e a rua Pernambuco. Na rua Espírito Santo, a recuperação contempla o trecho entre a avenida Goiás e a avenida Cascavel, com aplicação de lama asfáltica. Já na avenida Constantina, entre a avenida Pará e a avenida Dall’Alba, está sendo utilizado microrrevestimento asfáltico.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras, Gilson Firmino (Urso), as ações fazem parte de um trabalho contínuo de manutenção realizado em diferentes bairros da cidade.

“Estamos trabalhando para fazer o melhor em cada bairro. Não estamos atuando somente aqui, mas em toda a cidade, com lama asfáltica, CBUQ e outros serviços necessários para melhorar as condições das nossas vias”, destacou o secretário.
O secretário também ressaltou o trabalho das equipes responsáveis pela execução dos serviços e reconheceu o empenho dos profissionais que atuam diretamente na recuperação da pavimentação.

“Quero parabenizar toda essa equipe. É um trabalho difícil, principalmente pelas condições de temperatura e pelo sol, mas os trabalhadores estão fazendo um serviço muito importante para a população”, afirmou.

Um dos materiais utilizados nas obras é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), com perfilamento mais fino, tecnologia escolhida considerando as características climáticas da região. Segundo Edilson Santos, responsável pela equipe de pavimentação, a solução apresenta maior flexibilidade e foi conhecida durante uma experiência técnica realizada em São Paulo.

“Estamos usando o CBUQ com um perfilamento mais fino, que tem uma flexibilidade maior por causa das temperaturas que temos aqui no estado de Mato Grosso. Conhecemos essa tecnologia em São Paulo e trouxemos para utilizar nas ruas e avenidas de Lucas do Rio Verde”, explicou.

Recuperação das ciclovias

A recuperação das ciclovias também está entre as ações realizadas pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Obras. Segundo Edilson Santos, a meta é recuperar todas as ciclovias existentes no município.

Uma das estruturas que está recebendo intervenção está localizada na Avenida das Acácias, em um trecho que também passou por melhorias em razão da pavimentação de estacionamentos oblíquos.
A expectativa é concluir nos próximos dias os serviços em andamento na Avenida das Nações, incluindo a sinalização do local.

INFRAESTRUTURA E OBRAS
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/10/2026 16:56

Lucas do Rio Verde tem novas oportunidades de cursos gratuitos

Capacitações começam em outubro e têm inscrições pelo WhatsApp


06/10/2026 16:51

Lucas do Rio Verde entra no radar de investimentos de gigante americana ligada ao agronegócio

Empresa referência mundial em sistemas de armazenagem de grãos avalia município para instalação de fábrica


06/10/2026 15:42

2ª edição da Estação Kids reúne cultura, lazer e atividades para as crianças no dia 11 de outubro

Evento será realizado das 8h às 11h, na rotatória da Prefeitura, com atividades das secretarias municipais, apresentações culturais, jogos, personagens, ações educativas e distribuição de alimentos


06/10/2026 15:30

Natal da Esperança 2026: inscrições para a seleção de atrações artísticas encerra na próxima segunda-feira (12)

Edital contempla pessoas físicas, jurídicas, grupos e coletivos culturais


06/10/2026 08:38

Dia do Servidor Público terá ponto facultativo em 30 de outubro em Lucas do Rio Verde

Prefeitura atualizou o calendário oficial de feriados e pontos facultativos de 2026 por meio do Decreto nº 7.646


05/10/2026 15:23

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição da Copa dos Servidores Públicos de Lucas

Competição terá disputas de futebol 7 e vôlei de praia, com inscrições gratuitas até 28 de outubro


05/10/2026 13:35

Está aberto o período de pré-inscrição para graduação semipresencial em Ciência e Tecnologia em Lucas do Rio Verde

A pré-inscrição é etapa obrigatória e deve ser realizada até o dia 13 de outubro; o curso é ofertado pela UFMT, em parceria com a UAB


05/10/2026 09:21

Lucas do Rio Verde inicia elaboração do Plano Municipal de Educação 2026-2036

Subcomissões estabelecem estratégias para alcançar os objetivos do Plano Nacional para os próximos dez anos


05/10/2026 08:40

Joci Piccini assume Prefeitura de Lucas do Rio Verde durante licença de Miguel Vaz

Transmissão de cargo ocorreu nesta segunda-feira (5); vice-prefeito permanece à frente do Executivo Municipal até 13 de outubro


02/10/2026 22:30

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Maria Bernardina Angeli

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Maria Bernardina Angeli


02/10/2026 12:46

3ª fase da VI Olimpíada de Matemática é aplicada em Lucas do Rio Verde

Iniciativa da Secretaria de Educação, em parceria com a Unemat, busca fortalecer a aprendizagem da disciplina entre os estudantes da rede municipal