31/05/2026 16:20:28
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14499/

Prefeitura e Senar-MT tratam de novo espaço para capacitação de trabalhadores do setor rural

Parceria prevê a possibilidade de cessão de área para construção de estrutura voltada à qualificação profissional em Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
04/02/2026 15:12

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito Miguel Vaz se reuniu, na manhã desta quarta-feira (4), em Cuiabá, com o superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, para tratar do fortalecimento da estrutura de cursos de qualificação de mão de obra voltados ao agronegócio em Lucas do Rio Verde. Também participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, e o presidente da Câmara de Vereadores, Airton Callai.

Durante a reunião, foi discutida a parceria entre o Município, o Senar-MT e o Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde para a cessão de uma área destinada à construção de um prédio voltado exclusivamente à capacitação de trabalhadores do setor agropecuário.

Na ocasião, o prefeito Miguel Vaz destacou que Lucas do Rio Verde está entre as cidades que mais crescem no país e na região, o que amplia a demanda por profissionais qualificados. Segundo ele, a parceria com o Sistema S, com o Senar e o Sindicato Rural, é fundamental para garantir a formação contínua da mão de obra do município e do agronegócio local.

O superintendente do Senar-MT, Marcelo Lupatini, ressaltou a importância da iniciativa e a receptividade do município. “Hoje o Senar Mato Grosso recebeu com muita alegria a visita do prefeito Miguel, o prefeito de Lucas do Rio Verde. Falamos da prosperidade de Lucas e o assunto principal hoje foi a questão que o Senar e o Sindicato Rural de Lucas pretendem fazer uma obra lá em Lucas pra poder atender a parte de capacitação rural de uma forma ainda melhor que já atendemos”, afirmou.

Segundo ele, já foi levantada a possibilidade de a Prefeitura ceder uma área para viabilizar a obra. “Estamos agora em início de conversa, mas na parte burocrática, acreditamos que, tendo essa boa vontade da Prefeitura, do prefeito, do Senar Mato Grosso e do Sindicato Rural, com certeza, acredito que logo dentro de um, dois anos, a gente possa fazer essa obra para atender ainda melhor o produtor rural desse tão importante município do estado de Mato Grosso”, completou.

Lupatini também destacou o crescimento da demanda por qualificação na região. “Hoje, mesmo com a estrutura que o sindicato tem, o Sindicato Rural de Lucas é um dos que mais consomem qualificações do Senar Mato Grosso, está entre os cinco principais. É um município que vem crescendo muito essa demanda, então se faz essa necessidade, e com muito bons olhos o Senar Mato Grosso vê esse investimento nesse tão importante município que é Lucas”, concluiu.

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


30/05/2026 12:35

Maio Amarelo é encerrado com participação de estudantes e forças de segurança em Lucas do Rio Verde

Conscientização no trânsito, palestras nas escolas e simulação de acidente marcaram a campanha


29/05/2026 16:00

Visão de futuro: Lucas do Rio Verde planeja desenvolvimento para os próximos anos com revisão do Plano Diretor

Apresentação foi realizada ontem (28), em audiência pública na Câmara Municipal


29/05/2026 12:39

4ª Olimpíada Municipal de Foguetes transforma ciência em espetáculo educativo em Lucas do Rio Verde

41 equipes competiram no Estádio Passo das Emas nesta sexta-feira (29)


29/05/2026 11:47

Audiência Pública apresentou prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026

A apresentação da prestação de contas cumpre à Lei de Responsabilidade Fiscal


28/05/2026 14:43

Com mais de 16 mil empresas, Lucas do Rio Verde atrai maior atacarejo de MT e fortalece economia

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com as presenças do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, secretários e autoridades locais


28/05/2026 10:09

Jovens líderes em formação: encontro de cooperativas escolares capacita alunos da rede municipal

Estudantes participaram de oficinas voltadas à liderança, comunicação e educação financeira


28/05/2026 07:47

Agendamento para a Campanha de Doação de Sangue começa nesta quinta-feira (28)

O cadastro é on-line, por meio do site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A coleta será realizada no sábado (30), na Central de Regulação


28/05/2026 07:31

Prefeitura realiza audiências públicas para prestação de contas e debate do Plano Diretor nesta quinta-feira (28)

Eventos acontecerão na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, a partir das 17h, e serão transmitidos de forma on-line


27/05/2026 12:10

Entrega da nova sede da UPC ampliará atendimentos de castração em Lucas

Mais de seis mil animais já foram castrados no município desde 2022


27/05/2026 09:59

Prefeitura reforça ações para organizar fiação aérea e garantir mais segurança em Lucas do Rio Verde

A ação será executada pela Energisa ao longo de todo o ano