02/04/2026 10:50:31
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13584/

Prefeitura mobiliza força-tarefa para readequação da Escola Cora Coralina

Laudo técnico apontou que o prédio não apresenta riscos aos usuários
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
28/02/2025 12:46

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está mobilizando uma força-tarefa para readequar a estrutura da Escola Municipal Cora Coralina, garantindo segurança e conforto para alunos e colaboradores. A iniciativa envolve a Secretaria de Educação e a Secretaria de Infraestrutura e Obras, que estão atuando de forma conjunta para solucionar problemas estruturais identificados no prédio. Nesta quinta-feira (27), o prefeito em exercício, Joci Piccini, a secretária de Educação, Elaine Lovatel, o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin e equipe técnica estiveram na unidade escolar. 

De acordo com a secretária de Educação, Elaine Lovatel, um laudo técnico foi contratado pela gestão municipal para embasar as ações necessárias. O laudo, feito pelo engenheiro civil Ivo Wolff Neto, apontou que o prédio não apresenta riscos aos usuários e que a segurança da escola está garantida. Os principais problemas detectados envolvem questões pluviais, de esgoto e a estrutura do telhado. Os locais que apresentaram fissuras já estão interditados. 

"É um fenômeno normal, que a gente acompanha há bastante tempo aqui em Mato Grosso, por causa do tipo de solo, que o solo acaba recalcando por causa da presença de água nele. (...) A gente mencionou estacas, blocos e pilares, os mencionamentos estão no nosso laudo e as medições também foram feitas, agora a gente já fez o trabalho de tirar água que ia para as fundações e o pilar se estabilizou, está estabilizado, vai continuar controlando isso, mas como é um fenômeno normal, a gente está acostumado a ver isso. A escola está segura", disse o engenheiro civil e responsável pelo laudo técnico, Ivo Wolff Neto. 

A Escola Municipal Cora Coralina passa por monitoramento contínuo da Comissão de Infraestrutura e Obras da Secretaria de Educação, que há vários anos realiza vistorias periódicas nos prédios escolares. Pequenas fissuras já haviam sido identificadas em dezembro de 2024, mas foram agravadas pelas chuvas intensas no início desse ano.

“Estamos acompanhando a situação de perto para garantir tranquilidade à comunidade escolar. O objetivo é assegurar que os alunos e colaboradores tenham um ambiente adequado para o aprendizado e trabalho”, reforçou a secretária.

Plano de ação e cronograma de obras

O cronograma tem início em 05 de março, com prazo de 180 dias. Os trabalhos serão realizados de forma simultânea. 

A primeira etapa da readequação será a resolução dos problemas de esgoto e drenagem pluvial, para evitar o acúmulo de água na base do prédio. Na sequência, serão feitas intervenções na cobertura da escola. Por fim, as fissuras causadas pelo excesso de umidade serão reparadas. “A parte de fissuras do prédio é um item que não traz perigo aos usuários. Primeiro, temos que resolver toda a parte de esgoto e pluvial, depois seguimos para o telhado e, por último, faremos os reparos nas rachaduras”, explicou a secretária Elaine Lovatel.

A gestão municipal segue empenhada em garantir a qualidade da infraestrutura das escolas do município, assegurando segurança e bem-estar para toda a comunidade escolar. 

Veja o cronograma em anexo:

(Foto: Ascom Prefeitura)

EDUCAÇÃO INFRAESTRUTURA E OBRAS GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/04/2026 10:05

Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Capacitações nas áreas industriais começam em abril e são voltadas para jovens e adultos


02/04/2026 08:46

Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

Evento, realizado nesta quarta-feira (1º), homenageou gestores, professores e alunos da rede municipal


01/04/2026 17:18

Secretaria de Saúde lança Campanha de Vacinação Contra a Gripe 2026

As doses estarão disponíveis em todas as UBSs a partir desta quinta-feira (02), para os grupos prioritários


01/04/2026 17:12

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza sorteio de Páscoa da Nota Luverdense com R$ 60 mil em prêmios

Com mais de 7 mil cupons válidos, campanha reforça a importância da emissão de nota fiscal e premia consumidores do município


01/04/2026 10:44

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não terá atendimento ao público nesta sexta-feira (3)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (6)


01/04/2026 10:15

Mês de março se encerra com ações voltadas às mulheres em Lucas do Rio Verde

Atividades levaram informação, apoio e combate à violência durante todo o mês


31/03/2026 20:42

Ao lado de lideranças, Miguel Vaz e Joci Piccini participam da posse do governador Otaviano Pivetta

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (31) em Cuiabá


31/03/2026 15:31

Seletivo Emergencial 002/2026: Prefeitura divulga 2º edital de convocação

Estão sendo convocados três médicos. O prazo para os profissionais assumirem o cargo segue até quinta-feira (02)


31/03/2026 13:43

Prefeitura e Senac abrem inscrições para cursos gratuitos nas áreas de alimentação e finanças

As capacitações têm início em abril e oferecem vagas gratuitas


31/03/2026 11:09

Mulheres atendidas pelas unidades do Cras fazem exposição de artesanato de páscoa no Paço Municipal

Exposição reúne peças feitas nas oficinas do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e tem como foco gerar renda para as participantes


31/03/2026 11:06

Seletivo Emergencial 001/2026: Prefeitura divulga 4º edital de convocação

Estão sendo convocados 56 profissionais, que têm até quinta-feira (02) para se apresentar