29/07/2026 06:09:47
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13488/

Prefeitura orienta população sobre penalidades para quem descarta resíduos incorretamente

Secretaria de Obras realiza a limpeza urbana semanalmente nos bairros e a coleta seletiva é feita pelo Saae
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
22/01/2025 14:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa a todos os moradores do município que descartar resíduos incorretamente em vias públicas, como passeio (calçada), terrenos baldios e áreas de preservação pode gerar multa e punições ao contribuinte que agir de forma indevida.
 
A orientação é que os luverdenses fiquem atentos aos cronogramas de coleta seletiva e de limpeza urbana, para evitar doenças e acúmulo de resíduo nas ruas e na cidade. Além de causar sujeira, podem surgir problemas ambientais como acúmulo de material nos rios e bueiros, além de prejuízos à saúde pública, com o mau acondicionamento do resíduo.

Enquanto cabe ao cidadão separar os resíduos adequadamente, acondicionando o resíduo seco ou úmido, é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde exercer as atividades administrativas e técnicas que se relacionem com os serviços públicos de esgotamento sanitário e de coleta, tratamento e dando a disposição final de resíduos sólidos domiciliares.

(Foto: Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi)

Já a fiscalização de terrenos urbanos é de responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Conforme a lei Nº 60/2008 que regimenta o Código de Postura, é obrigação do cidadão cumprir as regras de saneamento e preservar a higiene pública, mantendo a limpeza das vias, calçadas e passeios e não despejar materiais nos ambientes de uso comum.

Ao descumprir essas regras, o contribuinte pode ser multado em 40 UFL (Unidade Fiscal de Lucas), que corresponde a R$ 888,00. Além da multa, o morador que for flagrado fazendo o descarte incorreto de lixo, deverá pagar pelo serviço de limpeza do imóvel, calculado por metro quadrado. 

A equipe de fiscalização realiza o trabalho de rotina e também de acordo com denúncias da população. O morador pode denunciar tanto por telefone no contato (65) 3548 2316, como por WhatsApp no seguinte contato (65) 99232 9179, ou ainda no aplicativo Conecta Lucas, disponível no site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde.

Fique ligado na hora da separação do seu resíduo:

Coleta Seletiva do Saae: Contentores

Lixo Seco: (papéis, papelão, vidros, metais ferrosos, metais não ferrosos, plásticos.

Lixo Úmido: (restos de Alimentos, restos de verduras, restos de frutas, (outros materiais não recicláveis.

(Foto: )

Coleta realizada pela Limpeza Urbana: 

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Caracteriza-se como entulho, coletado semanalmente pela Secretaria de Infraestrutura e Obras: podas de árvores, restos de construção, terra e grama em quantidade, madeiras, móveis velhos e outros. 

A limpeza urbana coleta esses materiais em pequenas quantidades, quando estão devidamente acondicionados e deixados em frente a residência. Já restos de construção ou materiais em grande quantidade são de responsabilidade do morador, que deve pagar pela contratação e destinação do resíduo.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE INFRAESTRUTURA E OBRAS
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.