27/04/2024 20:22:05

Prefeitura orienta sobre correto descarte de grama e móveis

Secretaria de Obras faz o recolhimento semanal dos materiais em todos os bairros
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
22/02/2024 18:12

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)

Você sabe de quem é a responsabilidade pela limpeza urbana? A Secretaria de Infraestrutura e Obras é a responsável por realizar a coleta de materiais como: massa verde em pequena quantidade, corte de grama acondicionado em sacos e móveis velhos.

Quando o assunto é limpeza urbana, são muitas as dúvidas sobre qual a forma correta de descartar os materiais, que na verdade são resíduos e devem ter uma destinação correta para que o meio ambiente não seja prejudicado. Confira como fazer o certo e descartar seus materiais.

Todo este material deve ser acondicionado em sacos ou sacolas ou caixas de papelão em frente à residência, preferencialmente um dia antes da coleta (cronograma no fim desta matéria), que compreendem de uma a duas vezes por semana, de acordo com o cronograma estabelecido e atendendo a demanda de cada bairro.

Quantidades maiores de materiais, a exemplo de galhos, restos de podas ou retirada de árvores, restos de construção e entulhos, são de responsabilidade do contribuinte a contratação de uma empresa terceirizada para fazer a retirada do material e o descarte correto na Central Verde, localizada na MT-449.

De acordo com a Lei Complementar 44/2006, que trata sobre a política de proteção ambiental do município, em caso de corte de árvore é necessário solicitar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a autorização de corte, que será feita somente após a confirmação por um fiscal da Prefeitura, mediante requerimento modelo que deve ser solicitado, junto a pasta de meio ambiente.

“Basicamente aquilo que a equipe da manutenção da limpeza urbana consegue carregar com as mãos, pequenos volumes, que são coletados pelas equipes contratadas pela Prefeitura. Quando se trata de um grande volume de árvores, troncos e tudo mais, é preciso fazer a contratação dos serviços da iniciativa privada, por parte do morador e não descartar aleatoriamente”, explica o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin.

O cronograma de limpeza urbana é executado de segunda a sexta-feira e aos sábados as equipes fazem a revisão das avenidas de todos os setores. Já a coleta seletiva (contentores azul e laranja) é realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto - Saae, que faz a coleta de resíduos úmidos (restos de alimentos, cascas de frutas e verduras) e material reciclável (papéis em geral, como jornais e revistas, cadernos, embalagens de caixas de leite, caixas de suco, vidro, plástico e metal). A coleta é realizada de segunda-feira a sábado.

INFRAESTRUTURA E OBRAS

Fotos:

27/04/2024 10:01

Abertura dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses é marcada por animação

São 1.200 atletas que competirão em Lucas do Rio Verde nas categorias: handebol, voleibol, futsal e basquetebol

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line

26/04/2024 15:39

Concurso Público nº 01/2024: Candidatos já podem consultar o horário e local da prova

Prova será neste domingo (28), nos períodos matutino e vespertino

26/04/2024 15:23