01/06/2026 22:57:50
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13379/

Projeto Ema das Artes fomenta o talento dos artistas de Lucas do Rio Verde

Objetivo do projeto é valorizar as iniciativas de artes visuais no município
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
28/11/2024 13:07

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde realizou, na tarde desta quarta-feira (27), a entrega de seis esculturas personalizadas que integram o Projeto Emas das Artes. As peças, desenvolvidas por talentos locais com uma temática natalina, refletem o objetivo do projeto: inovar e valorizar as artes visuais no município.

As esculturas, que representam a ave-símbolo da cidade, ficarão expostas na Avenida Mato Grosso durante todo o fim de ano, proporcionando uma experiência cultural única para os moradores e visitantes. A iniciativa também destaca a importância de celebrar as manifestações visuais e valorização de artistas e instituições culturais locais.

Os artistas e instituições tiveram menos de 10 dias para transformar as esculturas das emas em verdadeiras peças de arte, enriquecendo o patrimônio cultural da cidade e tornando o período natalino ainda mais especial para o público luverdense.

"Essa experiência foi incrível, ficamos honrados dos o convite e de início um desafio para as crianças, além de ser um símbolo importante, mas também as tintas, os materiais de base, e também poder contribui com o Natal da cidade é gratificante e também acolhedor", Elizângela Fortunato, professora de Artes da Escola Cecília Meireles.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressaltou o esforço e a dedicação dos artistas e instituições participantes que, em pouco tempo, conseguiram criar peças marcantes, agregando ainda mais significado ao período festivo na cidade.

"O projeto Emas das Artes é uma iniciativa que valoriza nossa cultura, estimula a criatividade e promove nossos talentos locais. Além de celebrar o espírito natalino, essas obras representam a identidade de Lucas do Rio Verde, reforçando o papel das artes visuais como um instrumento de conexão e inovação para nossa comunidade", afirmou a secretária.

Os destaques das obras incluem:

    • Gabriela Soares, com a obra Emaporã;

    • Escola Estadual Márcio Schabatt Souza, com a obra Natal no Pantanal;

    • Escola Cecília Meireles, com Candy-Poética “O Mundo Doce do Natal”;

    • Associação Os Amigos das Crianças, com Laços de União;

    • Unemat/UAB – Polo de Lucas do Rio Verde, com a turma de Licenciatura em Artes Visuais de 2024, que apresentou a obra Divina Noite;

    • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com a obra Apaema.
 

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/06/2026 20:02

Lucas do Rio Verde leva força da economia criativa para a FIT Pantanal 2026

Estande luverdense reunirá artesanato, gastronomia, empreendedorismo e experiências que valorizam a identidade local


01/06/2026 17:01

Saae participa do 54º Congresso Nacional de Saneamento e apresenta avanços de Lucas do Rio Verde

Congresso reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais da área para discutir soluções inovadoras e os desafios do saneamento básico


01/06/2026 15:55

8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima quinta-feira (11)

O evento tem como objetivo promover o diálogo e o debate, com foco na elaboração de propostas para melhorar o serviço


01/06/2026 11:34

Semana do Meio Ambiente inicia com distribuição de mudas na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Iniciativa disponibilizou mudas de árvores de sombra, frutíferas e de temperos à população


01/06/2026 08:46

Da alfabetização digital ao protagonismo tecnológico: rede municipal de Lucas do Rio Verde passa a ofertar ciências da computação

Com foco na inovação, o projeto SaberTech promove o aprendizado em programação, robótica e inteligência artificial


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


30/05/2026 12:35

Maio Amarelo é encerrado com participação de estudantes e forças de segurança em Lucas do Rio Verde

Conscientização no trânsito, palestras nas escolas e simulação de acidente marcaram a campanha


29/05/2026 16:00

Visão de futuro: Lucas do Rio Verde planeja desenvolvimento para os próximos anos com revisão do Plano Diretor

Apresentação foi realizada ontem (28), em audiência pública na Câmara Municipal


29/05/2026 12:39

4ª Olimpíada Municipal de Foguetes transforma ciência em espetáculo educativo em Lucas do Rio Verde

41 equipes competiram no Estádio Passo das Emas nesta sexta-feira (29)


29/05/2026 11:47

Audiência Pública apresentou prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026

A apresentação da prestação de contas cumpre à Lei de Responsabilidade Fiscal


28/05/2026 14:43

Com mais de 16 mil empresas, Lucas do Rio Verde atrai maior atacarejo de MT e fortalece economia

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com as presenças do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, secretários e autoridades locais