21/07/2026 05:41:04
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11391/

Projeto Futebol de Rua pela Educação é implantado na Escola Cecília Meireles

Iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua e Rumo Logística
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
22/03/2023 17:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Instituto Futebol de Rua, empresa Rumo Logística e Escola Municipal Cecília Meireles lançou em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (22), na quadra de esportes da instituição de ensino, o Projeto Futebol de Rua pela Educação, com crianças e adolescentes desta comunidade do bairro Tessele Junior.

O projeto, sem fins lucrativos, foi criado em 2006 e é desenvolvido conforme a Lei de Incentivo ao Esporte nº 11.438. Conta com uma proposta educativa baseada no conceito do esporte para o desenvolvimento humano. Em Lucas do Rio Verde, as atividades do programa já iniciaram, sendo no contraturno escolar. Serão atendidas cerca de 100 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, de 7 a 13 anos, nos períodos da manhã e da tarde.
     
Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação, explica o objetivo da instituição. “O projeto nasceu de um anseio do fundador em trabalhar o esporte e a educação de forma acessível para meninos e meninas que vivem em áreas e zonas de maior vulnerabilidade social. Então, essa é a pegada do projeto, é o desenvolvimento social, é o esporte para o desenvolvimento. As atividades seguem a metodologia exclusiva do Instituto Futebol de Rua, que contempla práticas esportivas, pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores”.

Desde a criação, a organização já atendeu mais de 30 mil crianças e adolescentes, atuando nas cinco regiões do Brasil. Com sede principal em Curitiba (PR), hoje atua em 73 núcleos, 59 cidades e 22 estados, atendendo aproximadamente 5.500 meninos e meninas, entre 7 a 17 anos, em diversos projetos sociais. 

Vinícius Roder Corrêa é o responsável pelas relações governamentais da Rumo Logística, empresa responsável pela construção e exploração da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. Ele explicou a escolha do município para aplicação do projeto. “Lucas do Rio Verde, por ser o município que temos como destino final da ferrovia, é de suma importância estreitar laços com projetos sociais com as cidades que fazem parte do trajeto”, analisa.

A cerimônia terminou com assinatura do Acordo de Cooperação, que autoriza o início da execução do projeto em Lucas do Rio Verde, entre o prefeito Miguel Vaz, Eber Cristian Dartora, coordenador do projeto Futebol de Rua pela Educação e Vinícius Roder Corrêa representando a Rumo Logística. “Agradeço o apoio da Rumo que, antes da ferrovia chegar, já está trabalhando com projetos sociais e esse é muito importante, pois vem exatamente para contribuir à melhoria da educação do aluno. Meus agradecimentos também ao Projeto Futebol de Rua pela Educação por abraçar a nossa cidade”, discursou o prefeito Miguel Vaz.

A cerimônia também contou com a presença da primeira-dama Janice Ribeiro, secretários de Governo e Administração, Alan Togni, de Esporte e Lazer, Jackson Lopes, de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin, de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto, a procuradora municipal, Derlise Marchiori, do gestor da escola, Leandro de Souza, o assessor pedagógico (representando a Secretaria de Educação), Osmar Cícero, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolecente, Debora Carneiro, dos vereadores Sandra Barzotto, Ideiva Foletto, Wlademir Mesquita, além de pais e alunos da comunidade escolar. 

EDUCAÇÃO ESPORTE E LAZER GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


20/07/2026 09:05

Dia “D” de vacinação contra a raiva na área rural será na sexta-feira (24)

As doses estarão disponíveis nas UBSs, São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara e na Comunidade Campinho Verde, ao lado da igreja, das 8h às 12h


18/07/2026 08:00

Esporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas

Competição terá início no dia 29 de agosto em Lucas


17/07/2026 08:31

Merendeiras de Lucas do Rio Verde participam de treinamento e testam receitas com carne ovina

Capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede municipal e prepara a inclusão de novos pratos na merenda escolar


16/07/2026 16:52

Lucas do Rio Verde amplia estrutura da Cavalaria e fortalece investimentos na Segurança Pública

Nova etapa amplia estrutura operacional da unidade, fortalece a atuação das forças de segurança no Município


16/07/2026 13:57

Projeto Banco de Leite Humano é destaque no 39º Congresso do Conasems

Primeiro lugar, na etapa estadual, a iniciativa foi apresentada na etapa nacional, realizada em Porto Alegre


15/07/2026 16:42

Prefeitura fortalece Guarda Civil Municipal com aquisição de oito novas motocicletas

Veículos serão utilizados no patrulhamento diário, ampliando a agilidade e a presença da GCM em Lucas do Rio Verde


15/07/2026 16:00

Prefeitura e produtores debatem municipalização de estrada rural em Lucas do Rio Verde

Reunião definiu encaminhamentos para doação da via ao Município, permitindo investimentos em infraestrutura e preparando a região para a expansão urbana e industrial


14/07/2026 09:58

Servidores da Saúde participam de treinamento sobre o novo sistema de gestão

A previsão é que a nova ferramenta de trabalho seja implantada até o final do mês de julho


14/07/2026 07:32

Prefeitura inicia pesquisa para fortalecer o turismo em Lucas do Rio Verde

Levantamento permitirá a construção do mais completo diagnóstico da hotelaria já realizado no município, reunindo informações estratégicas para subsidiar o planejamento de políticas públicas


13/07/2026 13:51

Rainha do Futebol Amador 2026 é eleita em Lucas do Rio Verde

A vencedora é a representante da equipe Vila Real


13/07/2026 13:25

Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de técnicas de maquiagem em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 20 de julho e as vagas são limitadas