27/02/2026 02:01:41
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14191/

Projeto Laços de Leitura engaja alunos e famílias e fortalece aprendizagem na Escola Municipal São Cristóvão

Iniciativa semanal incentiva a participação dos pais e melhora a fluência e a compreensão leitora dos alunos do 2º ano do ensino fundamental
Por Ascom Prefeitura/Camilly Barros
02/10/2025 08:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o propósito de aperfeiçoar a fluência leitora e o nível de interpretação de texto dos alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como fortalecer a participação da família nas atividades escolares, a Escola Municipal São Cristóvão desenvolve, ao longo do ano, o Projeto Laços de Leitura, com incentivo da Secretaria de Educação. Por meio dessa iniciativa, uma vez na semana, um responsável vai até a escola para realizar a audiência de leitura com todos os alunos da turma do filho.

“A partir do Projeto, já conseguimos perceber avanços na aprendizagem dos alunos, como a evolução na fluência leitora, na entonação e na compreensão dos textos. Quando um aluno vê o pai de um colega participando, chega em casa e pergunta aos pais: ‘Quando vocês vão à minha escola para a audiência de leitura?’. Essa participação da família é fundamental, pois faz com que os alunos se sintam valorizados e entendam que a leitura também tem uma função social. Além disso, essa é uma oportunidade de aproximar a família da escola e mostrar o trabalho que desenvolvemos com as crianças”, destacou a coordenadora pedagógica, Silvana Santos. 

Na audiência de leitura, utilizando o material previamente preparado pelos professores, cada aluno da turma lê um texto em voz alta e responde às questões de interpretação. Em seguida, os pais participantes observam e avaliam o nível de fluência e de compreensão leitora das crianças, identificando avanços ou possíveis dificuldades.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“A educação não é apenas um dever da escola. Os professores cumprem a parte pedagógica, mas nós, pais, também precisamos compreender e participar das ações escolares. A Escola São Cristóvão tem essa dinâmica de envolver as famílias, e eu e minha esposa já participamos de outras atividades. No Projeto Laços de Leitura, percebo que essa participação desperta nos alunos maior interesse pelos estudos. Hoje, meus filhos têm sete anos e já apresentam bons resultados graças a essa proximidade”, declarou Tiago Luckmann, pai dos gêmeos Gustavo e Benício e participante do projeto. 

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)

“Eu costumo dizer que tudo começa com a participação da família na escola — esse é o ponto mais importante. As crianças ficam entusiasmadas ao receber os pais, e essa alegria favorece a aprendizagem. Além disso, cada pai tem sua própria maneira de ouvir e ensinar, o que também contribui para o processo, já que cada criança aprende de uma forma”, ressaltou Tânia Berton, mãe do aluno Henrique e participante do projeto. 

O estudante Henrique Berton conta que, a partir do projeto, está lendo cada vez melhor. “Eu acho muito boa a participação dos pais, porque alguns dos meus colegas já sabem ler um pouco melhor do que eu, mas quando os meus pais vêm, consigo ler melhor”.

(Foto: )

A iniciativa da Escola Municipal São Cristóvão evidencia o empenho da rede municipal de Educação em oferecer um ensino de qualidade e mostra que, quando família e escola caminham juntas, os resultados na aprendizagem e na formação das crianças são ainda mais significativos.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico


23/02/2026 16:55

Corrida Pela Preservação da Água 2026 abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Os atletas poderão optar pelo percurso de 5 e 10 Km


23/02/2026 15:12

Esporte: Modalidades esportivas retornam nesta segunda-feira (23)

Atividades estão sendo retomadas em 13 bairros da cidade


23/02/2026 09:24

Prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 será apresentada pela Prefeitura no dia 26 de fevereiro

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde às 17h