22/05/2026 18:54:24
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13940/

Referência: Prefeito e vice de Sorriso visitam Lucas para conhecer políticas públicas de habitação

Alei Fernandes e Acácio Ambrosini estiveram com o prefeito em exercício Joci Piccini nesta quinta-feira (10)
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
10/07/2025 17:27

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, e o vice-prefeito Acácio Ambrosini estiveram nesta quinta-feira (10) em Lucas do Rio Verde, onde foram recebidos pelo prefeito em exercício, Joci Piccini. O objetivo foi conhecer as políticas públicas implementadas no município, especialmente na área habitacional, que se tornou referência em Mato Grosso. A agenda reforça o intercâmbio entre as cidades vizinhas, que compartilham características econômicas e desafios semelhantes no setor.

Durante o encontro, Joci destacou a importância de abrir as portas do município para apresentar as ações que têm dado resultados positivos. "Uma grande satisfação recebê-los aqui em Lucas. A gente é vizinho, dividimos muitos problemas, vamos dividir o que é bom também. O déficit habitacional deles também é grande, é um município que cresce bastante como o nosso, então tem também os seus problemas junto com o crescimento. E dizer que estamos sempre de portas abertas, para a gente somar e dividir as melhores ideias, porque a gente é muito parecido, com vocação no agro", disse Joci.

A visita permitiu que os gestores de Sorriso entendessem como funciona o Fundo de Habitação e o programa Ser Luverdense Habitação. "Viemos fazer uma visita ao Prefeito Joci Piccini, que é prefeito e amigo, de longa data. E viemos entender algumas ações que o município de Lucas faz, a exemplo do Fundo de Habitação. O que está dando certo é para ser copiado, né? E é um belo projeto. E também o programa Ser Luverdense Habitação, que é um programa que a gente pretende desenvolver lá em Sorriso. A gente precisa entender o que está dando certo e tentar levar para o nosso município. Então, um dia bem feliz", enfatizou Alei.

Ele também ressaltou que, assim como Lucas do Rio Verde, Sorriso enfrenta forte crescimento populacional e carece de programas habitacionais para acompanhar essa demanda, sendo que há quase 16 anos o município não constrói casas populares.

"Essas cidades têm um ritmo de crescimento, na casa dos 18 a 20%, crescem mais que a China, e junto vem a demanda da habitação. São cidades hoje com o custo de vida elevado e, para que você atraia e mão de obra a gente precisa propor esses programas de habitação. Então, Sorriso está aí há quase 16 anos sem construir uma casa popular, que agora nossa meta é realmente começar a entregar para melhorar a vida do nosso cidadão", disse Alei.

A reunião contou ainda com a presença dos secretários de Lucas do Rio Verde, Alan Togni (Governo e Administração) e Danilo Messias (adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade), reforçando o compromisso do município em manter a habitação como prioridade de gestão e referência para toda a região.

Ser Luverdense Habitação 

Lucas do Rio Verde estruturou o programa Ser Luverdense Habitação em 2023, por meio da Lei Municipal Nº 3.634, garantindo que os investimentos no setor sejam permanentes, por meio de um Fundo de Habitação. O programa prevê a destinação de até R$ 10 mil por unidade habitacional em recursos próprios do município, podendo ser somado a iniciativas federais e estaduais, como o Minha Casa Minha Vida e o Ser Família Habitação. A proposta visa não apenas reduzir o déficit habitacional, mas também fomentar a economia local, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Nós últimos 4,5 anos, foram oferecidas mais de 4 mil oportunidades de moradia para os luverdenses. Entre elas estão: 

Início das obras das 2 mil casas do Residencial Jardim Esperança I: das 1.008 casas da primeira etapa, 439 unidades do primeiro módulo já estão em execução, com recursos municipais, estaduais e federais; Águas do Cerrado: 192 apartamentos já entregues, dentro do projeto que totaliza 1.536 unidades; Sonho Meu: com a primeira etapa contemplando 107 lotes e a segunda 180 terrenos, todos já entregues à população; Residencial Vida Nova II: 350 casas concluídas e entregues e o Ser Família Habitação: 50 casas construídas em parceria com o Governo do Estado, sendo 20 já entregues.

GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/05/2026 18:05

Profissionais da educação participam de palestra sobre desenvolvimento infantil nesta sexta-feira (22)

Iniciativa da Secretaria de Educação tem como principal objetivo qualificar e preparar os educadores do AEE


22/05/2026 17:30

Prefeito Miguel Vaz convoca 10 novos guardas civis municipais para reforçar a segurança pública

Convocados deverão apresentar, no prazo de 10 dias úteis, documentação exigida de forma on-line, passar por avaliação médica admissional e cumprir as demais etapas previstas no edital; confira os nome


22/05/2026 15:31

Lucas do Rio Verde é o único município de Mato Grosso selecionado para Projeto Cidades Mais Inteligentes

Cidade foi classificada em edital nacional que apoia soluções urbanas inovadoras e sustentáveis


22/05/2026 13:03

Secretaria de Educação celebra 19 anos de parceria com o Programa União Faz a Vida

Em comemoração, professores e gestores da rede municipal de Lucas prestigiaram a palestra de Emília Cipriano sobre Educação Motivacional nesta quinta-feira (21)


22/05/2026 08:54

Sala do Empreendedor e Sebrae reforçam apoio aos empresários com seminário sobre crédito e planejamento financeiro

Evento, que contou com a parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, aconteceu na noite desta quinta (21)


22/05/2026 08:27

Excesso de velocidade dispara em Lucas do Rio Verde e já representa 98% das infrações registradas em 2026

O município já contabiliza mais de 10 mil infrações de trânsito neste ano; maioria absoluta está relacionada ao desrespeito aos limites de velocidade


21/05/2026 16:55

Lucas do Rio Verde abre edital para seleção de projetos culturais inovadores com apoio financeiro e foco em impacto social

Iniciativa do Lab Criativo Digital PNAB prevê incentivo de R$ 20 mil por proposta e possibilidade de apoio adicional


21/05/2026 15:55

Pesquisa: Saúde quer ouvir a população sobre atendimento nas UBSs

O questionário está disponível em todas as unidades. Basta apontar a câmera do celular para o QR Code, acessar o link e responder as questões



21/05/2026 11:31

Semana do MEI terá palestra sobre Inteligência Artificial aplicada aos pequenos negócios em Lucas do Rio Verde

Inscrições para participação podem ser realizadas on-line pelo site do Sebrae


21/05/2026 10:54

Além do palco: Secretaria de Cultura destina alimentos arrecadados em Mostra de Dança à entidade social

Além de valorizar os talentos locais e incentivar a expressão artística, o evento também teve caráter solidário