30/07/2026 00:07:13
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11419/

Saae intensifica operação para desativar ligações clandestinas de esgoto em Lucas do Rio Verde

Os bairros Jardim Primavera II e Jardim Amazônia apresentaram grandes casos de irregularidade
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
29/03/2023 09:00

(Foto: Reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde retomou nesta semana a operação para identificar e realizar os tamponamentos de ligações clandestinas de esgoto nos bairros Jardim Primavera II e Jardim Amazônia.

Algumas regiões do município não possuem rede de esgoto liberada para o uso. Assim, a equipe, em conjunto com a fiscalização, vem executando o monitoramento da rede para identificar os infratores e evitar o transbordamento do esgoto lançado nessa rede que não possui a Estação de Tratamento para receber os efluentes lançados, os quais ficam parado na tubulação e consequentemente transbordam nas vias públicas.

Segundo o fiscal de rede da autarquia, Valdiano da Silva, não é admissível que ainda haja moradores descartando efluentes para a via pública. “Além de ser uma infração ambiental que prejudica não só o meio ambiente, mas também toda uma população residente naquela área. A situação é séria, porque trata-se principalmente da questão de saúde pública, existindo a probabilidade de contaminação por microrganismos tendo como consequência doenças e infecções, caso esses efluentes continuem sendo lançados irregularmente”, ressalta.

O morador deve providenciar o lançamento dos efluentes em fossa séptica e sumidouro dentro do lote, fazendo a limpeza periódica conforme necessidade. Caso contrário, o responsável do imóvel é notificado previamente pelo Saae e terá um prazo de 15 dias úteis para a remoção da ligação clandestina. Caso não haja a regularização do uso indevido de esgoto, é aplicado um auto de infração, gerando uma multa de até R$ 3 mil, onde o cidadão tem o prazo de até 10 dias para contestar este tipo infração na autarquia, que fica localizada na Rua Catuípe, nº 1889, bairro Rio Verde.

Como denunciar?
Caso veja alguma irregularidade, denuncie por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia pelo (65) 3549-7700.

SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


29/07/2026 18:55

Prefeitura inicia revitalização do espaço da Figueira, Patrimônio Histórico Cultural de Lucas do Rio Verde

Ação transformará o local em um ambiente de convivência, lazer e valorização da memória dos pioneiros


29/07/2026 14:06

Mutirão no Cras abre portas para jovens em busca do primeiro emprego

Iniciativa aproximou adolescentes do mercado de trabalho


29/07/2026 13:29

Saúde amplia a oferta de especialidades por meio da telemedicina

Além da psiquiatria, que iniciou em junho, outras duas especialidades, reumatologia e neurologia, devem iniciar nos próximos dias


27/07/2026 17:13

Prefeitura abre inscrições para três cursos gratuitos de qualificação em Lucas do Rio Verde

As aulas começam em agosto e cada curso oferece 20 vagas


27/07/2026 16:29

SaberTech Inova: estudantes da rede municipal exibem jogos educativos criados em aulas de programação nesta sexta-feira (31)

Organizado pela Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, o evento é aberto ao público e promoverá atividades interativas e imersivas


27/07/2026 11:18

Secretaria de Saúde e Sest firmam parceria para ampliação de serviços odontológicos

São ofertados os serviços de exodontia, nos casos em que o paciente está sentindo dor, quando não há possibilidade de restauração e o procedimento não exige ambiente hospitalar


27/07/2026 10:26

Sorteio: Nota Luverdense distribuirá R$60 mil no aniversário de Lucas do Rio Verde

Notas de prestação de serviços solicitadas entre março e junho participarão do sorteio


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses