17/04/2024 22:04:28

Saúde de Lucas do Rio Verde recebe mais de R$ 6 milhões em investimentos e novos aparelhos

Aparelhos adquiridos por meio de termo de compromisso entre Município e Estado devem realizar mais de 10 mil exames no prazo de cinco anos
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
21/03/2023 15:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Edivaldo Rios)

A Saúde de Lucas do Rio Verde deu passos largos nesta segunda-feira (20), já que recebeu recursos que beneficiaram diversas áreas. Entre os auxílios estão o investimento de R$ 5 milhões para a ala materno-infantil do Hospital São Lucas e o Termo de Compromisso entre o Estado de Mato Grosso e o Município, que prevê a aquisição de equipamentos, entre eles aparelho de ressonância magnética, mamógrafo digital e equipamentos complementares.

Para o mamógrafo, foram investidos R$ 1.209.805,42, e o aparelho realizará exames de mamografia computadorizada. Já para ressonância magnética, o custo foi de RS 5.291.513,35. O equipamento oferecerá exames de crânio, tórax, abdômen, coluna, articulações, entre outros. Outra novidade que a aquisição vai permitir é a realização de exames com sedação, fato inédito no município.

“Momento ímpar para a saúde de Lucas do Rio Verde, tenho certeza que ações como esta é que fazem a diferença, são investimentos assim que possibilitam oferecer uma saúde de qualidade aos luverdenses, através do contrato de gestão que compra serviços para oferecer à população”, pontua prefeito Miguel Vaz.

Tanto o aparelho de ressonância magnética quanto o mamógrafo digital e os equipamentos complementares atenderão pacientes SUS, convênio e particular. Os equipamentos foram adquiridos por meio de termo de compromisso com o Estado, e devem realizar mais de 10 mil exames no prazo de cinco anos.

"É um ganho muito grande, são aparelhos de última geração. O equipamento de mamografia possibilita a realização de biópsias, então é tudo que tem de última tecnologia nesses equipamentos, com certeza vai melhorar muito a assistência ao cidadão, especialmente aos pacientes SUS, que, por ventura, necessitem desses exames no hospital. Essa também é a oportunidade de fortalecer o Hospital São Lucas como um hospital de referência para nossa região", explica Drª Fernanda Heldt Ventura, secretária de Saúde.

Ala nova no HSL

Com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, foi inaugurado o Centro Materno-Infantil Bruce do Hospital São Lucas (HSL), construído com incentivo da iniciativa privada, por meio de doação do empresário norte-americano Bruce Rastetter, no valor de R$ 5 milhões. O complexo levou o nome do doador, que é um dos acionistas da empresa FS. O investimento incluiu a obra de revitalização do espaço e equipamentos para compor toda a ala, que conta com mais de 720 m².

Banco de Leite

Outro espaço inaugurado foi o Banco de Leite no HSL, que ganhou a readequação da estrutura física, conforme as legislações vigentes, além da aquisição de equipamentos. O valor das emendas parlamentares dos deputados estaduais Drº João e Xuxu Dalmolin possibilitou tal feito e soma R$ 250 mil.

Microscópio

Um dos aparelhos também adquiridos foi através de recursos provenientes do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso (FEEF/MT) no valor de R$ 640 mil. O Microscópio Tivato™️ 700, desenvolvido pela multinacional alemã ZEISS, referência internacional em tecnologia, é indicado para procedimentos neurocirúrgicos. É um instrumento que possibilita visualização de estruturas muito pequenas, como o cérebro e seus vasos, a medula e os nervos.

O equipamento permite longo alcance, flexibilidade e liberdade de posicionamento, garantindo aos cirurgiões a realização de procedimentos visuais muito mais rápidos e confiáveis, isso graças ao seu alto desempenho e resolução de imagem com tecnologia 4k.

17/04/2024 16:22

Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica recebe capacitação do projeto “Casa de Eurídice”

Totalmente on-line, a ferramenta conta com atendimento virtual às vítimas de violência doméstica

17/04/2024 15:41