17/04/2026 04:35:09
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14104/

Saúde orienta a população sobre cuidados pra evitar o contato com o ácaro de pássaros

O parasita foi identificado pela Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso, como o agente causador das lesões de pele
Por Ascom Prefeitura/MP
02/09/2025 09:34

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)


Ajustar tamanho da fonte:

A partir de agora, as famílias que frequentam as praças e parques de Lucas do Rio Verde terão que tomar alguns cuidados a fim de evitar o contato com o ácaro (Ornithonyssus sylviarum).

O parasita foi identificado pela Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso como o agente causador das lesões de pele (dermatite), que surgiram em pessoas de várias idades, que frequentaram espaços com grama.

A secretária municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, dra. Fernanda Heldt Ventura, explica que os cuidados estão relacionados a higiene e limpeza dos espaços e a alimentação inadequada dos animais.

O laudo definitivo ainda não foi entregue ao município, mas diante das informações, a Saúde optou em orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação.

“Precisamos de medidas que afastem um pouco as aves dos espaços públicos. A gente vai para as praças e acaba deixando restos de comida e isso atrai. Outra orientação é utilizar roupas cubram o corpo, pra evitar o contato com a grama”, explica a secretária.

Esta é a primeira vez que o município enfrenta essa situação. Também não há registros de algo parecido em Mato Grosso. A tendência é que o problema se resolva com a chegada do período chuvoso.

A secretária explica ainda que nem todas as pessoas que tiverem contato com o ácaro desenvolverão a dermatite. As lesões não são transmitidas de pessoa para pessoa e também não há uma evolução nos sintomas.

“Neste momento, precisamos nos cuidar e evitar o contato, porque o ácaro fica nas penas das aves. Apesar de bastante incomodativo, as lesões são facilmente controladas com o uso de anti-histamínicos”.

Além da praça do Bandeirantes, a Vigilância também encontrou o parasita em outros espaços públicos, como a Praça Maria de Lourdes Delmoro (Cerrado), Praça Irilde Massucatto Binotti (Florais dos Buritis), Lago Ernani Machado, rotatória do Paço Municipal e canteiro da Av. Universitária.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Felipe Palis, ressalta que a presença do ácaro não é motivo para que a população extermine os pássaros, uma vez que é crime ambiental.

Segundo ele, a maneira mais eficiente e ecologicamente correta de evitar o aumento e a proximidade das aves em relação aos espaços públicos e aos seres humanos é não alimentar as espécies.

“Não há nada que eu ofereça a um animal silvestre, que seja mais nutritivo pra ele, do que os alimentos disponíveis na natureza. Quando eu dou comida pra um animal, ele vai entender que próximo aos seres humanos, ele vai se alimentar com mais facilidade e isso gera vários problemas, como o que estamos vivendo hoje”.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril