19/05/2026 22:00:31
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13707/

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove ações do Abril Laranja

Rodas de conversa, feirinha de adoção e palestras ligadas a causa animal devem acontecer ao longo do mês
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
17/04/2025 14:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Paulletti)


Ajustar tamanho da fonte:

O mês de abril é marcado pela prevenção aos maus tratos animais. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo algumas ações ao longo do mês, com o objetivo de conscientizar sobre o bem-estar animal, cadastrar cães e gatos no projeto de castração e microchipagem da Prefeitura e, ainda, orientar sobre os cuidados ao adquirir um animal.

O Abril Laranja contemplará ações como rodas de conversa nas três unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), feira de adoção, eventos, em parceria com instituições de ensino, e palestras ligadas ao tema.

A programação iniciou com uma roda de conversa, nesta quarta-feira (16), reunindo participantes do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a coordenadora da Unidade Permanente de Castração (UPC), Carine Moreira, um médico veterinário da unidade, além da equipe de vigilância sanitária, sendo um fiscal e um médico veterinário.

“Hoje todos os animais que chegam para castração na UPC, também recebem a microchipagem com toda segurança. Além disso, também temos a disposição um veículo para buscar e levar de volta os animais para sua residência. Estamos trabalhando para levar informação para a população sobre os benefícios da castração e o bem estar animal”, acrescentou Felipe.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Paulletti)

Já ao longo da manhã desta quinta-feira (17), foi realizada mais uma edição da Feirinha de Adoção, na entrada principal do Paço Municipal. Todos os animais já são devidamente microchipados e saem com encaminhamento para posterior castração. 

Foram disponibilizados 20 animais para a feirinha e 12 foram adotados, seguindo os critérios de adoção com responsabilidade.

 As ações seguem e, no dia 09 de maio, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente terá participação na Vitrine Tecnológica da Faculdade UniLaSalle, das 16h às 21h. No local, uma equipe realizará microchipagem de animais, gratuitamente.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/05/2026 15:53

Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia recuperação asfáltica em toda a cidade

As ações de manutenção no início da estiagem buscam melhorar o tráfego e garantir mais segurança nas vias urbanas


19/05/2026 09:45

Prefeitura e Sebrae promovem Seminário de Crédito sobre planejamento financeiro e investimentos

Evento será realizado no dia 21 de maio, às 18h30, na agência do Sebrae de Lucas do Rio Verde


19/05/2026 07:34

1º Festival Artes e Cores de 2026 chega ao Jardim Primavera neste domingo (24)

Evento é gratuito, aberto ao público e reúne uma programação diversificada voltada para todas as idades


18/05/2026 18:10

Maio Laranja reforça a conscientização e intensifica ações de proteção às crianças e adolescentes no município

Campanha promove atividades de prevenção e orientação em unidades da assistência social


18/05/2026 11:00

Inscrições abertas para Copa Sicredi de Futebol 7

Premiação será em dinheiro para as equipes de 1º ao 4 º lugar


18/05/2026 10:37

Iniciativa em escola municipal semeia consciência ambiental e hábitos sustentáveis em Lucas do Rio Verde

Parceria entre as Secretarias de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente oferece experiência prática e envolvente de Educação Ambiental


18/05/2026 07:17

Museu Histórico de Lucas do Rio Verde se aproxima de 10 mil visitas e reforça convite no Dia Internacional do Museu

Entre monóculos e discos de vinil, Museu Histórico transforma visitação em viagem no tempo.


15/05/2026 18:34

Churro, sanduíche e pão italiano: conheça os três pratos vencedores do 1º Circuito Gastronômico Luverdense

Projeto destacou a criatividade dos empreendedores e a valorização dos ingredientes regionais, consolidando Lucas do Rio Verde como vitrine da gastronomia regional.


15/05/2026 16:17

Agricultores familiares de Lucas do Rio Verde iniciam consultoria focada em agroindustrialização

Especialista acompanhará produtores e associações durante um ano


15/05/2026 13:59

Saúde Pública de Lucas do Rio Verde é destaque no 3º Congresso do Cosems/MT

O município faturou um primeiro lugar, que garante a participação na etapa nacional, e uma menção honrosa


15/05/2026 12:11

Golpe: Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta sobre cobranças indevidas de taxa de alvará

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem entrar em contato com a Secretaria de Fazenda