22/04/2024 05:18:49
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12650/

Transformando através do ensino: Lixo Zero começa a ser implantado nas escolas da rede municipal

A formação para os diretores será presencialmente nesta terça-feira, às 16h, no Centro de Formação
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
27/02/2024 08:42

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Com objetivo de fortalecer o movimento em prol de uma cidade mais sustentável e de uma sociedade mais organizada e que separa o lixo de forma correta, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inicia nesta semana a implantação do programa Lixo Zero. A iniciativa terá inícios nas escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde. 

Lixo Zero é um movimento em prol de uma sociedade sem lixo, em que os materiais orgânicos viram adubo e os materiais recicláveis são reinseridos na cadeia produtiva, potencializando ao máximo o reaproveitamento de resíduos e a redução ou fim do encaminhamento de lixo para os aterros sanitários e lixões.

“Incentivamos demais uma atividade como essa que tem tudo para nos reeducar quanto ao descarte correto dos lixos e a separação dos resíduos sólidos e orgânicos. Nada melhor que iniciar isso dentro das escolas, para que os alunos levem o aprendizado para casa e também possam ensinar os outros colegas e também as famílias”, discorre prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz

De acordo com os organizadores do Lixo Zero, o conceito representa um objetivo ético, econômico, pedagógico, eficiente e visionário, com foco na orientação da sociedade para a mudança do estilo de vida e para práticas que incentivem a sustentabilidade. “Os próximos passos serão de capacitação com as equipes das escolas, iniciaremos com os diretores, em seguida profissionais da limpeza e cozinha, consequentemente com os professores e alunos. Lançar esse projeto para a rede municipal, é uma demonstração do quanto a cidade está empenhada em melhorar sua gestão de resíduos e desviar recicláveis e orgânicos de aterro sanitário. Quando começamos a separar os resíduos, percebemos que menos de 10% é lixo”, pontua Jean Peliciari, consultor Lixo Zero e diretor da Teoria Verde.

Durante esta semana a equipe responsável realizará uma capacitação com os diretores de 14 unidades escolares que já se inscreveram no projeto, entra elas as escolas: Cora Coralina, Eça de Queirós, São Cristóvão, Vinícius de Moraes, Luiz Carlos Ceconello, Menino Deus, Cecília Meireles e Professor Marcelino Espindola Dutra. Os Centros de Educação Infantil, Aquarela, Balão Mágico, Darcy Ribeiro e Paulo Freire, e as Creches, Anjo da Guarda e Irmãs Carmelitas.

“sabemos que essa iniciativa será mais uma atividade que despertará a criatividade e atenção dos nossos alunos, bem como dos nossos profissionais das unidades escolares. Com certeza terá nosso apoio e, sem dúvida, teremos bons resultados”, pontua secretária de Educação, Elaine Lovatel. 

A formação para os diretores será presencialmente nesta terça-feira, às 16h, no Centro de Formação. Já na quinta-feira (29), o encontro será online com os professores das escolas e contará com a palestra da professora Fabiana Nogueira, responsável pela primeira escola a implantar o Lixo Zero no Brasil.

“Nos importa muito como funcionará a destinação dos resíduos orgânicos que é produzido em Lucas, por esse motivo a nossa secretaria está empenhada em dar total apoio para a implantação do Lixo Zero. Estamos atentos às necessidades do aterro e precisando reduzir o quantos antes a quantidade desse material”, explica secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes. 

O conceito Lixo Zero frequentemente resulta em economias substanciais, uma vez que a gestão eficiente de resíduos reduz os custos operacionais e abre oportunidades para a geração de receita por meio da reciclagem, reutilização de materiais e compostagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente, mas também promovendo uma sustentabilidade financeira e o bem-estar de suas comunidades a longo prazo.

Como vai funcionar o projeto? 

A iniciativa começará pelo gabinete do prefeito, se expandido ao Paço municipal, da seguinte forma: Gabinete Lixo Zero, Paço Municipal Lixo Zero, Escolas Lixo Zero, Eventos Lixo Zero e Empresas Lixo Zero.

Além de ser inserido na prefeitura e escolas, que levarão a conscientização às famílias por meio das crianças, a intenção é garantir a certificação Lixo Zero, demostrando que o município faz a destinação de resíduos sólidos, materiais recicláveis e rejeitos de forma segura e ambientalmente correta.

Importante salientar que buscar alternativas sustentáveis para a questão dos resíduos é uma das iniciativas do “InPacto Lucas”. A meta do município é ser uma referência em economia verde, com ações que envolvam toda a sociedade
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


19/04/2024 16:27

Projeto Nós Podemos Nadar recebe apoio do Sicoob para construção de academia

Parceria garante atendimento para 1.250 alunos do projeto social


19/04/2024 14:58

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” inicia neste sábado (20)

Agendamento pode ser feito on-line ou no Departamento de Habitação até o dia 28 de abril


19/04/2024 14:27

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo

Secretaria de Educação esclarece informações referentes à capacitação sobre autismo


19/04/2024 12:38

Lucas do Rio Verde arrecadou mais de R$ 100 mil no “McDia Feliz 2023”

Organizadores agradeceram parceria com entrega de certificados e troféus


19/04/2024 12:02

Cadastros para novas castrações estão temporariamente suspensos na UPC

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está organizando um mutirão de atendimento


19/04/2024 11:30

Programa de Aquisição de Alimentos realiza entrega em Lucas do Rio Verde

Famílias que vivem em extrema vulnerabilidade e são assistidas pelo Cras receberam quase 3 mil quilos de frutas, verduras e hortaliças


19/04/2024 10:13

Esporte está com inscrições abertas para o 10º GP de Ciclismo

A competição será no dia 05 de maio e as inscrições são limitadas


19/04/2024 07:35

Licitação para compra de materiais abre caminho para construção da Vila Militar em Lucas do Rio Verde

Foco da Prefeitura é construir 20 unidades habitacionais para as forças de segurança


18/04/2024 17:22

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Lucas do Rio Verde contará com vários pontos de coleta


18/04/2024 16:29

Viva Lucas: Copa de voleibol inicia neste sábado com 19 equipes inscritas

Abertura oficial acontece no Ginásio Rio Verde a partir das 19h


18/04/2024 09:31

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

A ação da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde será das 17h às 20h30