SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Produtores rurais da região poderão atualizar o seu Cadastro Ambiental Rural
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
26/04/2024 10:33

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Com o objetivo de promover o novo modelo do Cadastro Ambiental Rural, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, realizou na noite desta quinta-feira (25), uma reunião preparatória para tratar sobre o Mutirão do CAR Digital, que acontecerá no município no mês de maio.

O encontro foi realizado na sede do Sindicato Rural e contou com a presença de autoridades, representantes da Aprosoja, Ampa, Acrimat, Famato, técnicos da agricultura e produtores rurais, que puderam sanar dúvidas sobre o novo sistema com a secretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto.

“O mutirão é um momento em que a SEMA vem para o campo para atender os produtores rurais com o Car Digital, que é uma nova ferramenta que nós temos para validar o CAR. Iremos mostrar pra o produtor rural o que nós fizemos e o CAR que está protocolado na SEMA, e no mutirão, ele vai poder tomar a decisão de validar ou recusar esse cadastro. É importante que o produtor participe deste momento porque ele conhece a propriedade juntamente com o engenheiro dele”, explicou a secretária Luciane.

O CAR Digital é um registro obrigatório a todos os imóveis rurais em território nacional, que vai utilizar tecnologia de imagens de satélites para ajustar o Cadastro Ambiental Rural.

“A SEMA está se colocando como parceira para ajudar o produtor ou o seu engenheiro que tem dúvidas. Lucas do Rio Verde vem com um projeto lá de trás do Lucas Legal, que tem o objetivo ter 100% das propriedades com o CAR validado e nós sabemos da importância da regularização ambiental não só para o produtor, mas para quem financia ele, para quem compra a produção dele e para quem consome isso. Muitos dos nossos produtos são exportados e o mercado lá fora está cada vez mais exigente, então é essencial termos essa regularização para que Lucas do Rio Verde consiga ter 100% de suas propriedades regularizadas”, ressaltou o vice-prefeito Marcio Pandolfi.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Além de ser um instrumento de gestão ambiental importante para a implementação do Código Florestal, o CAR reúne informações ambientais das propriedades, compondo a base de dados para ações de monitoramento, planejamento ambiental e econômico, e combate ao desmatamento.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, o CAR Digital tornará mais ágil todo o processo para demonstrar resultados e reduzir os passivos de análise e ambientais.

“Estamos dando um passo importante, é uma nova etapa, com uma proposta diferente para diminuir esse passivo. Temos na base de CAR do estado aproximadamente 1.300 propriedades, sendo que analisadas e aprovadas, sem passivo, em torno de 70 propriedades. É um número muito baixo e através do CAR Digital iremos acelerar isso e tentar zerar o passivo de Lucas Rio Verde, que é um sonho do município, do produtor e também do estado”.

SOBRE O MUTIRÃO

O Mutirão do CAR Digital acontecerá de 06 a 09 de maio, na Unilasalle de Lucas do Rio Verde, e atenderá os produtores rurais luverdenses e das cidades de Sorriso, Nova Mutum, Diamantino, São José do Rio Claro, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã.

Os produtores rurais devem agendar o atendimento no mutirão através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLdPYMH6xgMADIUYteM8hauENssR_CsBiH2uh43cDPiFHA0w/viewform?usp=sf_link

Além dos atendimentos, serão realizadas palestras e rodas de conversas com os responsáveis técnicos nos dias 06 e 07 de maio, durante o mutirão.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

07/05/2024 11:16

Famílias luverdenses recebem produtos alimentícios do “Programa de Aquisição de Alimentos”

Contemplados são assistidos pelo Cras e vivem em extrema vulnerabilidade; foram distribuídos quase 3 mil quilos