SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

04/05/2024 17:42:46

Equipamento de Georreferenciamento da Prefeitura auxilia em ações da GCM

Drone de alta tecnologia, que identifica focos de calor, foi utilizado em área de mata para tentar localizar idoso e veículo desaparecido
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
19/09/2023 17:01

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Nesta terça-feira (19), a Guarda Civil Municipal contou com o reforço do drone modelo Vant, da equipe de Georreferenciamento da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, nas buscas por um idoso e veículo desaparecido no município.  O equipamento realizou voos em região de mata, para tentar localizar algum sinal que auxiliasse as equipes de buscas.

O equipamento possui câmera de alta resolução e Arator 5C, com autonomia de 66 minutos. O drone é o único da categoria autorizado pela Agência Nacional de Aviação (ANAC) a realizar voos acima de 400ft. Nessas condições, ele pode ir até uma distância de 5 Km.

Com o objetivo de auxiliar nas buscas do idoso desaparecido, foi realizada uma varredura na região onde o senhor Andrelino de Souza, de 76 anos, possa ter sido visto pela última vez. Ele saiu de casa para visitar um filho e não retornou mais.  “A gente consegue gerar referência de calor com o drone, então a Guarda Civil Municipal pediu apoio para nós, para poder fazer uma varredura numa região de mata onde o senhor desapareceu”, explica o supervisor-adjunto do Departamento de Geotecnologia da Prefeitura, Rubens Oliveira.

A partir das imagens geradas com o Vant, será possível identificar os pontos de calor na região, e todos os possíveis locais serão vistoriados para tentar localizar alguma pista que leve ao desaparecido.

Rubens explica que o equipamento é utilizado em diversas áreas, na elaboração de ortomosaicos e fiscalização de obras em geral pelas equipes de engenharia e obras. “O Vanti faz imagem do Google via satélite, ele faz imagens ortofoto e a partir disso, a gente consegue fazer todo o georreferenciamento da cidade, consegue verificar a cidade pela parte de cima. E com isso é possível fazer toda verificação de IPTU, projetos da equipe de engenharia, medições tudo com o drone”, aponta Rubens.

De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Tenente Jota Lima, desde a comunicação do desaparecimento do idoso, a GCM, tem feito varreduras com auxílio das câmeras de monitoramento e toda tecnologia disponível no município para localizar Andrelino. “Estamos trabalhando com informações e o monitoramento via câmeras. Hoje pela manhã fizemos nova incursão com a ajuda do drone, fornecido pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento, Planejamento e Cidade”, observa o comandante da guarda.

O Vant também foi utilizado para ajudar na localização por um veículo que caiu no Rio Verde, região da Estrada do Morocó. O veículo foi encontrado pelas equipes de busca no início da tarde desta terça-feira (19).

Os trabalhos de buscas do idoso seguem e a qualquer informação basta entrar em contato no 135, 190 ou 193.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE SEGURANÇA PÚBLICA

26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias