SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE

13/05/2024 20:06:16

Gestão Miguel Vaz reduz tarifa de ônibus para R$ 4,50 em Lucas do Rio Verde

A medida foi viabilizada com a aprovação e regulamentação do Passe Livre
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
20/07/2022 16:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, autorizou a redução da tarifa do transporte coletivo. O valor para quem utiliza o Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), que custava R$ 4,89, cai para R$ 4,50. Para quem paga no embarque, o valor segue em R$ 5, conforme o Decreto nº 5.991/2022.

A medida foi viabilizada pela Gestão Municipal com a aprovação do Programa Passe Livre, Lei nº 3.373/2022, pela Câmara de Vereadores, que garante a passagem 100% gratuita a estudantes, atletas das escolinhas esportivas, alunos das oficinas culturais, participantes de projetos sociais, PcD e idosos acima de 60 anos.

“É um ganho muito importante para esses beneficiados com o Passe Livre, mas também para outros usuários do transporte coletivo que poderão adquirir a passagem no cartão com o valor mais baixo. É a primeira vez na história que Lucas do Rio Verde vai subsidiar a tarifa do transporte coletivo, é uma atenção especial aos estudantes que pagavam meia, além da inclusão de novos públicos nesse programa”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

Poderão ser beneficiados com a passagem gratuita:

• Crianças com até 5 anos de idade, acompanhadas de pessoa responsável;
  • Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
  • Pessoas com deficiência - PcD;
  • Estudantes do município de Lucas do Rio Verde-MT com idade igual ou superior a 5 anos, regularmente matriculados na educação infantil, no ensino fundamental, médio ou superior, cursos de educação de jovens e adultos presenciais, técnicos e profissionalizantes, reconhecidos pelo MEC, das redes municipal, estadual, federal ou privada de ensino;
  • Atletas dos programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer;
  • Estudantes das oficinas culturais desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo;
  • Participantes de outros programas e projetos sociais desenvolvidos pelo município, desde que autorizado por decreto;
  • Fiscais agentes do poder concedente quando devidamente identificados e em serviço de fiscalização do transporte coletivo

Para ter acesso ao benefício, os interessados devem solicitar o Cartão Gratuidade na concessionária do transporte coletivo mediante a apresentação de documentos, conforme o Decreto nº 5.993/2022. A solicitação deve ser feita a partir do dia 1º de agosto de 2022.

Com o programa municipal, os estudantes que antes pagavam meio passe, conforme legislação (Lei Federal nº 8.899/94), agora terão isenção de 100%, atendendo uma solicitação do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude (Comjuve).

"O Comjuve se sente muito feliz com a conquista do Passe Livre para a juventude luverdense, sobretudo por ser uma forma de incentivo à educação e cultura. A partir do benefício, é assegurado o direito ao acesso de transporte público para nossos jovens e isso promove a inclusão social e contribui na redução da evasão escolar”, afirma a presidente do conselho, Isabela Vinhal, que declara ainda que “a iniciativa também promove benefícios à mobilidade urbana, pois o transporte público coletivo, além de disponibilizar acesso para todos, também ocupa menos espaço e otimiza os deslocamentos, colaborando para o desenvolvimento sustentável de Lucas do Rio Verde.”

Para os estudantes e participantes de programas e/ou projetos sociais, a gratuidade será válida somente no período das atividades a que se destina. Caso o cartão seja utilizado em horários não descritos na declaração, será cobrado o valor da tarifa vigente.

A relação de documentos necessários para solicitar o Cartão Gratuidade na concessionária e a regulamentação do Programa Passe Livre estão disponíveis no site: http://leismunicipa.is/yjzrn.

Concessionária
A Viação Lucas está localizada na Avenida Anel Viário, nº 3.145 S, próximo ao bairro Parque das Américas. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h15 às 17h30. SAC Sistema de Atendimento ao Cliente: (65) 3549-1172 e (65) 99245-3403. Site: http://www.viacaolucas.com.br/

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE PROCURADORIA

Fotos:

06/05/2024 08:00

Declaração Anual do Simples Nacional deve ser entregue até 31 de maio pelos MEIs

Sala do Empreendedor de Lucas do Rio Verde oferece apoio aos empreendedores no momento da declaração

26/04/2024 15:23

Prefeitura realiza audiência pública para debater LDO 2025

Evento foi realizado com a população para debater diretrizes orçamentárias

26/04/2024 12:27

Prefeitura realiza capacitação para servidores públicos sobre termos da Nova Lei de Licitações