14/12/2024 16:12:13
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=desenvolvimento-economico-planejamento-e-cidade&cod=12772
(Foto: Reprodução)
Desde 2021, o município de Lucas do Rio Verde vem desenvolvendo projetos para se tornar uma cidade inteligente, que atue no crescimento sustentável, pensando nas futuras gerações. Entre os dias 20, 21 e 22 de março, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias, participou da feira Smart City Expo, maior evento da área.
Com o tema “Reinventando Cidades Para Todos”, a quinta edição do evento foi realizado na cidade de Curitiba (PR), com o objetivo de mostrar o potencial da capital como cidade inteligente. O evento foi dividido em duas partes.
“No primeiro momento, foi realizado o Smart Week, onde o grupo participou de palestras, visitou institutos e iniciativas existentes em Curitiba, que foram entendidas como inteligentes. Visitamos a Fazenda Urbana, que é um lugar onde eles ensinam outras comunidades a criarem hortas urbanas, para que elas sejam implementadas, e fomos também no Instituto de Pesquisa de Curitiba de Planejamento Urbano - IPPUC, Instituto Jaime Lerner e a URBS”, disse Danilo.
O Smart City Expo contou com fornecedores de produtos, soluções, inovações para as cidades, palestras e talks shows, que serviram como uma imersão para conhecer as tecnologias existentes, que podem ser implementadas para as cidades.
A abertura foi feita pelo coordenador do Pacto pela Inovação de Médellin Colômbia, Santiago Uribe, que também palestrou na última semana no Show Safra 2024. Segundo Danilo, a apresentação em Curitiba foi uma das maiores palestras do evento.
O secretário adjunto da pasta avaliou que o evento foi positivo, trazendo exemplos que cidades inteligentes que levam em conta a necessidade das pessoas. “É importante destacarmos que uma cidade inteligente usa tecnologia, mas ela precisa pensar no cidadão, não adianta nada ser supertecnológica se a população está sendo deixada de lado, não está sendo ouvida, ou se não atende às necessidades dele. Então, a gente precisa pensar em todos os públicos que acompanham a cidade”, observou.
Lucas do Rio Verde já avançou no InPacto Lucas, unindo poder público, universidades, iniciativa privada e sociedade civil organizada. O resultado são projetos de inovação que começam a implantados com foco em tornar o município uma cidade referência em Green Economy (economia verde), nos próximos 10 anos.
“Já temos o nosso ecossistema de inovação e estamos com ele bem formado e já iniciando vários projetos. E temos como exemplo, que muitos dos projetos que são inovadores lá em Curitiba surgiram do ecossistema deles, em hubs de inovação com startups. É evidente que estamos no caminho certo pra alcançar sucesso a longo prazo em relação a ser uma cidade inteligente”, finalizou Danilo.
Segundo os organizadores, mais de 17 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, participaram desta edição da Smart City Expo. A participação de Lucas do Rio Verde foi um prêmio recebido no programa Cidades Inovadoras do Seciteci, com participação de 17 municípios do estado.