SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

05/05/2024 07:13:19

Formatura dos alunos marca encerramento de projeto social na Escola São Cristóvão

Através da fotografia, a ação trabalhou a valorização do trabalho no campo
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
01/10/2021 13:50

(Foto: Ascom Prefeitura/Rubens Junior)

“Tudo começa pelo olhar”. Foi com esse tema que a Escola Municipal São Cristóvão, em Lucas do Rio Verde, recebeu nas últimas duas semanas o projeto Valores do Campo, da ONG ImageMagica. A ação levou para os alunos do 7º e 8º uma visão diferente sobre a fotografia. Nesta sexta-feira (1º), os jovens participantes tiveram a cerimônia de formatura, concluindo assim a intervenção artística realizada no ambiente educacional.

Com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, que abriu as portas da unidade escolar na comunidade São Cristóvão para o projeto, o objetivo da ação é realizar o chamado intercâmbio de olhares. Nas duas semanas, utilizando da fotografia como sendo uma ferramenta de educação e transformação social, os alunos tiveram momentos de resgate da importância do trabalho no campo e os valores passados a cada geração. Realizado isso, os próprios alunos produziram fotografias que trouxessem à tona um olhar diferenciado sobre essas atividades.

Todo o material produzido, cerca de 500 fotografias, foi exposto na escola, em pilares e nos murais, utilizando a técnica Lambe-Lambe, que tem como característica a fixação de cartazes em espaços públicos, postes e outros lugares ao olhar da população.

“O objetivo da exposição fotográfica é valorizar o trabalho dos alunos e multiplicar conhecimento, a sabedoria que essas fotos e legendas carregam. A exposição é compartilhada com toda a comunidade, então, todo mundo aprende junto, resultando no intercâmbio de olhares”, destacou a coordenadora da ONG, Andreza Portella.

A secretária de Educação, Elaine Benetti Lovatel, acompanhou o encerramento do projeto e solicitou aos representantes da ONG a ampliação para outras unidades educacionais do município. “O projeto Valores do Campo realmente nos encantou na apresentação, principalmente pelo fato de destacar a simplicidade, a singularidade e também importância do campo através das imagens. Então, solicitamos que seja estendida essa ação para as outras unidades escolares, para que desperte nas crianças e adolescentes esse olhar do cotidiano que eles vivem, por meio da fotografia”.

Glória Mori, aluna do 7º ano, participou das ações e descreveu como inesquecível esse projeto. “Eu me senti aberta para esse novo olhar, consegui me expressar, demonstrar meus sentimentos, enfim, foi incrível”.

Thiago Ambrósio, do 7º ano, não esteve presente na formatura por estar em Cuiabá participando dos jogos escolares. Ele foi representado pela mãe, Queli Neris, que destacou o envolvimento do jovem com a ação. “O que mais me chamou atenção foi o brilho no olhar do Thiago. Eu tenho certeza que ele vai levar para a vida toda esse aprendizado”.

Para a Andréia Pedrassani, gestora da escola, a ação foi muito mais do que já era esperado. “Esse projeto fez a diferença. Essas fotos e frases nos murais representam a vida da escola”, destacou.

“Queremos agradecer pela oportunidade de sermos contemplados com o projeto de oficinas de fotografias. A fotografia nos traz os estudos de elementos da linguagem fotográfica que interessa, não só pela capacidade da narrativa, mas também pela essência de seu conteúdo que ocorre de todas as formas de comunicação”, desse a Eliza Dias de Carvalho Souto, coordenadora pedagógica.

Além da secretária de Educação, gestores da escola e representantes da ONG, a formatura contou com a presença da vereadora Sandra Barzotto, coordenadores pedagógicos da secretaria e os alunos da escola.

02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município

30/04/2024 19:12