SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

09/02/2023 09:37:36
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=educacao&cod=10916

Alunos da rede municipal criam novas cooperativas escolares em Lucas do Rio Verde

Na ocasião foram fundadas as cooperativas São Cristóvão Coração Valente, Olavo Cooper e a Cecília Meireles CeciCoop
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino e Maíra Matos
22/11/2022 15:10

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Alunos de três escolas municipais de Lucas do Rio Verde participaram, entre os dias 16 a 21 de novembro, de assembleias do Programa Cooperativas Escolares, realizado pela Fundação Sicredi com a parceria da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Educação. Os encontros marcaram a fundação de três cooperativas escolares.

Participaram dos eventos professoras e orientadoras do Programa, além dos alunos associados das escolas do município. Na ocasião foram fundadas as seguintes cooperativas escolares: Cooperativa Escolar São Cristóvão Coração Valente, Cooperativa Escolar Olavo Cooper e a Cooperativa Escolar Cecília Meireles CeciCoop.

Lucas do Rio Verde foi o primeiro município de Mato Grosso a ter uma cooperativa escolar, em 2019, quando foi fundada a Coopereça, da Escola Municipal Eça de Queirós. Dessa cooperativa, a assembleia geral para prestação de contas da gestão 2021/2022, alteração de estatuto social, eleição do conselho de administração e conselho fiscal para exercício 2022/2023 foi realizada na última sexta-feira (18).

O vice-prefeito Marcio Pandolfi destacou a importância do engajamento de todos. “Tenho certeza que o brilho nos olhos das crianças não é em vão, além desse envolvimento, da criatividade nos nomes das cooperativas, trazer questões de engajamento, empreendedorismo e um sentimento de pertencimento da comunidade escolar é fantástico e eu acho que quando nós conseguimos desenvolver esse espírito já nas nossas crianças certamente formamos cada vez cidadãos mais participativos, mais críticos. Eles são o nosso presente e o futuro e, com isso tudo, nos auxiliam a encontrar as soluções para problemas diários”, discorre.

Para a secretária municipal de Educação, os últimos dias foram marcados pela intensidade, troca de experiência e aprendizados. “Em 2021, quando assumimos a Secretaria, sabíamos que esse programa incrementaria no ambiente escolar, mostra que é um olhar a mais para ajudar o gestor na escola a desenvolver a educação e ainda se preocupa com a conscientização de ações sociais. O programa, os alunos e as escolas estão de parabéns”, comemora secretária de Educação, Elaine Lovatel.

O Programa Cooperativas Escolares atende, no total, mais de 160 alunos luverdenses no contraturno escolar e são realizadas oficinas de aprendizagem em cooperativismo com o objetivo principal de educar para a liderança, iniciativa e protagonismo.

De acordo com o diretor executivo da Sicredi Ouro Verde MT, Roberto Vargas, o interesse genuíno por pessoas é o princípio para seguir em frente com o programa. “Esse é um belo exemplo de como as coisas precisam acontecer, o aluno, a escola, o corpo docente, o corpo diretivo, prefeitura, mas, especialmente, a família. E eu queria trazer esse destaque. É o papel de vocês estarem aqui junto com seus filhos, isso é muito importante porque a vida escolar diz que a escola só será a segunda família se a família for a primeira escola, e todo o processo de aprendizado de culturas, princípios e valores, que é exatamente o que eles vão executar aqui no dia a dia, numa cooperativa escolar que trabalha princípios e valores como cidadão. Nós somos uma sociedade de pessoas, de capital, mas o dinheiro não pode vir à frente do interesse genuíno pelas pessoas”, declarou.

Eleita presidente da CeciCoop, Daniele Ciane dos Santos Oliveira destaca que o cargo demandará esforço. “Eu pretendo me envolver com os associados e ser responsável, promover atividades educativas para nossa cooperativa, estou um pouco ansiosa e acredito que é trabalhoso e precisarei usar de habilidades, mas darei conta”, discorre.

“Nós nos organizamos em reuniões semanais e resolvemos administrativamente as coisas da escola e que precisam ser adquiridas, é uma boa experiência e eu quero muito continuar no ano que vem”, ressalta o aluno da Escola Cecília Meireles, Alejandro Cardoso de Souza.

EDUCAÇÃO

Mais em Lucas do Rio Verde


08/02/2023 11:15

Inscrições para novos integrantes da Banda Musical de Lucas do Rio Verde terminam nesta sexta-feira (10)

Os interessados devem comparecer na sede da Secretaria de Cultura e Turismo para preenchimento da ficha cadastral


07/02/2023 09:22

Lucas do Rio Verde será representada em torneio de robótica no Distrito Federal

Estudantes da rede municipal mostrarão soluções inovadoras por meio de robôs


02/02/2023 15:43

IFMT/UAB está com inscrições abertas para 20 vagas em Pedagogia

Interessados devem se inscrever até o dia 17 de fevereiro


01/02/2023 09:09

Gestão Miguel Vaz convoca mais de 200 aprovados no Concurso Público nº 01/2022

Com 231 novos servidores para a Educação, essa é a maior convocação da história de Lucas do Rio Verde


31/01/2023 10:52

Escolas da rede municipal de Lucas do Rio Verde iniciam aulas no dia 1º de fevereiro

Confira local e data das novas escolas Professora Joice Martinelli Munhak, Professor Marcelino Espindola Dutra e Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro


28/01/2023 19:00

Educadores da rede municipal de Lucas do Rio Verde participam de oficinas para abertura do ano letivo

Evento foi realizado pelo Programa A União Faz a Vida


28/01/2023 15:54

Matrículas da Rede Municipal de Lucas do Rio Verde retornam nesta segunda-feira (30)

Devido à grande procura, Secretaria de Educação abre novas inscrições on-line a partir das 8h


27/01/2023 12:44

Abertura do ano letivo contou com mais de 1.000 educadores de Lucas do Rio Verde

Grande evento organizado pela Secretaria de Educação movimentou gestores escolares de todas as redes de ensino


27/01/2023 11:50

Apresentação do planejamento estratégico aponta maior satisfação do cidadão desde 2016

Em 2022, Município atingiu 86% das metas estabelecidas pelo programa de desenvolvimento do Tribunal de Contas


26/01/2023 14:50

Projeto Nós Podemos Nadar abrirá inscrições para natação infantil

Podem se inscrever crianças com idades a partir de 6 anos e máximo de 17 anos


25/01/2023 10:02

Educação capacita merendeiras e realiza manutenção nas escolas para volta às aulas

Os serviços são de poda de árvore e grama, limpeza predial, higienização das cozinhas e outros espaços