SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Representantes de 25 escolas participaram da atividade de formação
Por Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros
22/02/2019 14:15

(Foto: Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros)

O desafio de difundir e estimular valores como cooperação, diálogo, solidariedade, cidadania e justiça e contribuir para a vivência e o protagonismo dos alunos em um ambiente que reproduz a competitividade do mundo ao redor tem sido a mola propulsora do Programa A União Faz a Vida.

Pois foi exatamente esta característica transformadora que motivou Regina Simião, professora já aposentada, a assumir a função de assessora pedagógica do programa, atividade que a trouxe de volta ao município para conduzir a primeira oficina de 2019 para 46 coordenadores das três redes educacionais – municipal, estadual e privada –, na manhã desta quinta-feira (21), em Lucas do Rio Verde.

Segundo ela, o União Faz a Vida, apesar de implantado há 12 anos no município, desenvolve uma política de formação sistemática por levar em conta que as redes de ensino passam por constantes mudanças em seus quadros gestores e docentes e que muitos desses profissionais ainda desconhecem sua metodologia. “Daí a necessidade de a cada ano iniciarmos a jornada com os coordenadores para estabelecer alguns pontos programáticos e encaminhamentos pensados coletivamente no sentido de elaborar uma agenda que estenda essa formação a todos os professores”, destaca.

A partir de uma metodologia ativa e de uma educação cooperativa, busca-se, diz Regina, descontruir modelos excludentes e preparar toda a comunidade escolar para que os alunos sejam protagonistas de um processo onde os atores atuem em cooperação e se tornem cidadãos verdadeiramente preparados para agir do mesmo modo na sociedade. Proposta que se contrapõe a uma cultura de competição, onde, normalmente, só alguns se destacam e conseguem obter melhores resultados, sem que todos tenham tido as mesmas oportunidades, seja no ambiente escolar ou fora dele.

Embora os meios tecnológicos tenham facilitado o acesso ao conhecimento, isso não substitui professores que tenham um olhar humanista, que formem sujeitos pensantes, pessoas que se veem como pessoas e enxergam o outro da mesma forma.  “E essa nova concepção escola democrática, de igualdade, de inclusão e fortalecimento desses valores não se consegue em um curto espaço de tempo e sim dentro de uma linha de trabalho que se estende por vários anos.”

Na opinião da coordenadora local do União Faz a Vida, Solange Oliveira Santos, a oficina cumpriu o objetivo de confirmar adesões e organizar o calendário para atendimentos e formações dos professores que já conheciam o programa e habilitação daqueles que só agora terão uma primeira experiência. “Tivemos a participação de coordenadores das 17 escolas da rede municipal, de quatro da rede estadual, de três da rede particular e ainda da Apae”, relata.

Conforme um levantamento preliminar feito no final da atividade, cerca de 600 professores e monitores deverão participar da formação prevista para o mês de maio. Novas oficinas estão marcadas para os meses de agosto e outubro. Em 2018, o programa teve a adesão de 20 escolas, envolveu aproximadamente 14 mil alunos e produziu 286 projetos.

02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município

30/04/2024 19:12