SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

03/05/2024 14:05:54

Dia das Crianças é celebrado com muita diversão e criatividade nas escolas municipais

Educação de Lucas do Rio Verde organizou atividades lúdicas para animar a data
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
12/10/2023 08:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Comemorar o Dia das Crianças nas escolas é promover momentos de entretenimento e homenagem a uma etapa fundamental no desenvolvimento do ser humano, que é a infância.

As escolas municipais de Lucas do Rio Verde prepararam atividades lúdicas aos alunos na semana que antecede o dia 12 de outubro, data oficial da celebração.

As crianças puderam ir à aula fantasiadas, despertando a criatividade tanto deles quanto dos familiares que participaram do processo de preparação destes alunos.

As fantasias foram liberadas na semana da Criança! (Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“A semana da criança é mágica. É o momento onde as unidades escolares, independentes das suas idades, organizam atividades internas voltadas para a magia do ser criança. Então o currículo é organizado de maneira diferente. Existem festividades que envolvem a imaginação, a brincadeira entre eles, os professores, principalmente das crianças da educação infantil, que se vestem diferenciados. Semana da criança é onde a ludicidade toma conta da escola e a alegria de ser criança é colocada em primeiro lugar”, definiu a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Além das fantasias e do dia do “cabelo maluco”, onde cada um pôde usar o cabelo colorido ou com apetrechos temáticos, a creche Anjo da Guarda, do bairro Tessele Junior, recebeu doações de brinquedos para distribuir às crianças. Já na creche Menino Jesus, camas elásticas e um brinquedo inflável foram disponibilizados por parceria para alegrar o dia nos intervalos das aulas.

No Centro de Educação Infantil Darcy Ribeiro, um desfile foi promovido aos estudantes, além de pique-niques, ballet e momento de pintura no rosto com as famílias participando.

Dia das Crianças

A comemoração do dia 12 de outubro teve início em 1924, com a promulgação do decreto n.º 4.867, que instituiu o dia 12 de outubro como o Dia de Festa da Criança em todo o território nacional, oficializado pelo presidente Arthur Bernardes.

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o novo decreto-lei n.º 2.024, que fixou a base das estruturas de proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o país. O decreto-lei definiu também a comemoração do Dia da Criança no dia 25 de março.

Em 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da Criança no dia 20 de novembro, com a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança.

Essa declaração deu origem à Convenção sobre os Direitos da Criança, em 1989. O objetivo da ONU ao constituir a celebração do Dia Internacional da Criança foi estabelecer uma data como símbolo da fraternidade mundial, para promover e buscar o bem-estar, a saúde e a educação das crianças.

02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município

30/04/2024 19:12