SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

05/05/2024 00:52:23

Lucas do Rio Verde sedia evento regional com mais de 300 educadores

Programação contou com duas palestras e atividades dinâmicas e de troca de experiências
Por Ascom Prefeitura/Educação - Neri Malheiros
17/05/2019 09:27

(Foto: Ascom Prefeitura)

Mais de 300 profissionais da educação de 12 municípios mato-grossenses participaram nesta quinta-feira (16) do encontro promovido pelo Programa A União Faz a Vida (PUFV), no auditório da Fundação Rio Verde, em Lucas do Rio Verde. Dirigido para gestores e coordenadores escolares, o evento teve como tema “Liderança para transformar” e os educadores tiveram o dia inteiro focado em atividades de formação e de troca de experiências.

Ao dar as boas-vindas aos participantes, a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Cantão Mundim, destacou a importância do programa como estimulador da introdução de novas práticas metodológicas no ambiente escolar. Implantado em Lucas do Rio Verde há 12 anos, o União Faz a Vida, em 2018, contou com a adesão de 20 escolas e envolveu em torno de 14 mil alunos das redes de ensino municipal, estadual, particular e ainda da Escola Especial Renascer - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Logo após a abertura, o palestrante Eduardo Carmello tratou do tema “Líderes com mentalidade ágil”, para quem o contexto de modificações drásticas na educação aponta que o aluno ou aprendente será o centro da escola do futuro e protagonista da sua aprendizagem. A seu ver, trata-se de uma mudança da água para o vinho. “Temos um sistema educacional que gosta de oferecer conteúdo, com uma grade curricular muito fixa que impede a coesão e a convergência com este novo futuro, onde o aprendiz sai de um contexto pedagógico e vai para um contexto heutagógico”, avalia.

Segundo Carmello, os gestores têm o papel de levar esses novos paradigmas educacionais para dentro da escola e transformá-los em excelência. Para isso, precisam ajudar os professores a transmitir e traduzir toda essa gestão de mudança em exemplos, ferramentas e atitudes que possam ser efetivas para melhorar os indicadores escolares e, ao mesmo tempo garantir essa protagonização do aluno, para que se sinta um agente transformador que ao sair da escola para interagir com a comunidade terá autonomia, pensamento crítico e vai encontrar trabalho.

“São três grandes tarefas: a primeira é orientar toda a sua equipe para esse alinhamento estratégico que a escola está fazendo. O segundo, bem mais difícil, engajar a equipe para trabalhar de uma forma mais enxuta, mais precisa, que aplique todas as metodologias necessárias para aumentar os indicadores escolares. E a terceira, ainda mais desafiadora, capacitar sua equipe, visto que se observa que em todo processo de mudança quem mais tem aprendido são os alunos e quem menos aprende são os professores”, ressalta.

A programação do período da manhã prosseguiu com uma roda de curiosidades com quatro secretários de educação, talk show e partilha de boas práticas de gestão do PUFV e atividade coletiva de pintura de um painel em parceria com a artista plástica Sandra Birnfeld. Logo após o almoço, no próprio local do evento, o encontro teve sequência com uma apresentação cultural, reflexão sobre o desafio da pintura do painel e palestra de Gustavo Ziller, com o tema “Gestão pelo propósito”.

02/05/2024 16:27

Lucas do Rio Verde sedia 2ª etapa do estadual de natação

Mais de 400 competidores participam do estadual, sendo 120 deles do município

30/04/2024 19:12