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Em outubro, Procon de Lucas do Rio Verde registra 604 atendimentos

A maior procura por atendimento está nos serviços essenciais, como energia, telefone e transporte
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
04/11/2019 07:52

(Foto: Ascom Prefeitura)


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O Procon de Lucas do Rio Verde, com o auxílio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), registrou no mês de outubro um total de 604 atendimentos. Destes, 369 foram resolvidos em atendimento preliminar, ou seja, o impasse apresentado pelo consumidor foi resolvido imediatamente, sem necessidade de abertura de processo. Isso corresponde a mais de 60% do total de atendimentos.

Também foram registrados 154 atendimentos “Simples Consulta”, 27 aberturas de CIP (Carta de Informação Preliminar) e 11 “Extra Procon”, que consiste em orientações e esclarecimentos de dúvidas apresentadas pelo consumidor, bem como para encaminhá-lo a outro órgão, quando não faz parte das competências do Procon.

No mês de outubro, foram realizadas ainda 18 aberturas de reclamação e 24 atendimentos de retorno de CIPs. O Procon de Lucas do Rio Verde também concluiu 24 CIPs e 26 Cartas de Informação Preliminar ainda aguardam retorno de fornecedores.

Também foram realizados 23 registros na plataforma www.consumidor.gov.br, ferramenta onde o consumidor pode registrar sua reclamação online, sem necessidade de presença no Procon. Dos 23 registros, 09 problemas foram solucionados, 06 ainda não foram avaliados pelas empresas reclamadas e 08 não foram resolvidos.

Para registrar uma reclamação pelo Consumidor.gov é necessário apenas acessa a plataforma e fazer o cadastro para receber a resolução da reclamação por e-mail.

Em outubro, entre os assuntos com maior procura por atendimentos e orientações estão: serviços essenciais, como energia, água/esgoto, gás, telefone, transporte (271), financeiros, como cartão de crédito, crediário de loja ou banco (199), serviços privados, como academia, cursos, escolas, oficinas, automóveis (49), produtos, a exemplo de garantias, defeito, troca (35), habitação, como assuntos relacionados à parcelas e loteamentos (08), e saúde, como planos, mensalidades e reajuste (07).

No ranking dos fornecedores mais reclamados neste período no município, o primeiro lugar ficou com a Telefônica Brasil S.A. Vivo, com 115 reclamações, o que corresponde a mais de 20% do total. Na sequência aparecem as empresas: Energisa Mato Grosso S.A., com 65; Oi S.A. Telefonia Fixa Banda Larga, com 24; Oi S.A. Telefonia Móvel, com 19; e Lojas Avenida Ltda, com 16.

O atendimento do Procon de Lucas do Rio Verde é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Galeria Central de Serviços que fica localizada na Av. Paraná próximo à Av. Goiás, no Centro.

 

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