SECRETARIA DE GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

06/05/2024 10:14:54

Procon Municipal orienta sobre as compras na Black Friday

Com algumas dicas, você pode comprar com tranquilidade evitando cair em golpes
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
14/11/2023 09:45

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Tradicionalmente a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês, sendo, neste ano, o dia 24 de novembro. Pensando nisso, o Procon de Lucas do Rio Verde separou algumas dicas para que o consumidor aproveite as ofertas e não caia em golpes.

- Planejamento e pesquisa: Evite fazer compras por impulso, o ideal é listar o que se deseja comprar, estabelecendo prioridades e estipulando o preço máximo que pode ser gasto, evitando o endividamento;

- Reputação da loja e segurança: Para as compras em plataforma on-line, procure saber sobre a loja, se é de confiança ou não, busque avaliação de outros usuários que já compraram. Veja se tem CNPJ, endereço físico e outros dados da empresa como razão social. Sempre inicie e termine a sua compra dentro da plataforma, nunca passe seus dados para vendedores fora da plataforma por WhatsApp por exemplo.

- Desconfie de mega promoções: Os consumidores devem ficar atentos aos preços divulgados e desconfiar de preços muito abaixo ou fora do normal. Busque comparar os preços das promoções atuais e ofertas nos produtos que tem interesse. Questione se pode ser uma página falsa, verificar se o site é seguro e possui o "https" na frente e o símbolo do cadeado ao lado do endereço, se a loja tem procedência, se a mercadoria é original e vem com nota fiscal e garantia.

- Formas de pagamento: Escolher a melhor forma de pagamento é fundamental e o consumidor deve levar em conta que os produtos podem ter valores distintos se pagos à vista ou parcelados. Seja qual for a forma de pagamento, redobre a atenção em todas elas. Se for por boleto, confira todos os dados, como data de vencimento e CNPJ da empresa. Se for por Pix, fique atento ao nome do destinatário final, se for compras on-line no cartão, fique atento e nunca deixe salvo os dados do cartão para compras futuras, outra sugestão é o uso do cartão virtual.

- Opção de troca: Nunca esqueça de perguntar sobre a opção de troca, se é oferecida pela empresa e peça comprovante. Lembrando que a empresa não é obrigada a realizar a troca sem que haja defeito ou vício no produto. Vale ressaltar que é importante ficar clara as informações as informações sobre o prazo de 7 dias para arrependimento, que inicia a contagem a partir de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, na contratação de fornecimento de produtos e serviços, que ocorrerem somente fora do estabelecimento comercial, especialmente compras on-line.

Procon Lucas do Rio Verde

O Procon de Lucas do Rio Verde disponibiliza atendimento pelos telefones (65) 3548-2522 e (65) 99225-4188 ou diretamente na Galeria Central de Serviços, na Avenida Paraná, nº 766, próximo à Avenida Goiás, no Centro. Atendimento de segunda a quinta-feira, das 7h às 15h, e sexta-feira, das 7h às 13h.

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

30/04/2024 08:18

Reforma e ampliação da Escola Municipal Luiz Carlos Ceconello será entregue nesta terça-feira (30)

Investimento do Estado e Município é de R$ 3.1 milhões