SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
26/04/2024 13:24

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Um grande reforço na segurança pública para os luverdenses está mais próximo. No dia 11 de abril, a PM/MT iniciou o Curso de Formação do Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria) em Lucas do Rio Verde. Depois de formados, os 11 policiais em treinamento irão compor a tropa especializada da PM/MT que atuará, de forma definitiva, no município. As obras de construção da base da Cavalaria em Lucas do Rio Verde já estão em andamento e a previsão é de que o município receba um incremento de 20 novos policiais militares.

"Tão logo que os alunos concluírem o curso, eles serão transferidos para Lucas do Rio Verde. Tem policiais de várias localidades, que já trabalham nesse grupo especial e são militares já experientes. Eles têm um período de 30 dias de transição e instalação no município, um direito que o policial tem quando é movimentado de uma cidade para outra. Então, nossa previsão para o início dos trabalhos definitivos em Lucas é de 90 dias a partir do início do curso", disse o comandante da Cavalaria Regional de Nova Mutum, tenente-coronel Fernandes.

O curso, que tem uma carga horária de 545 horas e duração prevista de 2 meses, está sendo realizado de forma prioritária em Lucas do Rio Verde, com aulas práticas e teóricas. Algumas etapas podem ser realizadas em outros municípios como Nova Mutum, Cuiabá entre outros.

Para o secretário de Segurança Pública de Lucas do Rio Verde, coronel Marcos Cunha, a vinda da Cavalaria, de forma definitiva, significa mais segurança para a população luverdense.

"Serão mais 20 policiais militares para reforçar o nosso quadro. Na Cavalaria tem um patrulhamento com viaturas também. E isso irá somar de forma efetiva para que nós possamos ter cada vez mais um policiamento de excelência e elevar a sensação de segurança a toda a população luverdense. Quem ganha é a sociedade! Parabenizo o prefeito Miguel Vaz pela iniciativa, o comandante-geral da PM/MT, coronel Alexandre Côrrea Mendes, o comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Secchi, comandante do 14º Comando Regional, coronel Lara e todos que estão participando conosco de forma direta ou indireta", ressaltou o secretário.

Durante a formação, os alunos receberão treinamento intensivo em diversas áreas, incluindo equitação, lida com o animal, abordagem policial a cavalo, contenção e transporte de animais em operações policiais, direcionamento de massa, emprego do cavalo em tropa de choque, técnicas de abordagem e manejo de armas enquanto montados, trato veterinário básico com o cavalo, etc.

Ao final do curso, os policiais estarão aptos para atuarem em unidades de tropa montada da Cavalaria da PM/MT, contribuindo para o fortalecimento do policiamento ostensivo e preventivo do estado.

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)

O Esquadrão de Policiamento Montado (EPMon) de Lucas do Rio Verde é a segunda Unidade de Tropa Montada fora da Capital, e será subordinada ao 1° Esquadrão Independente de Policiamento Montado com sede em Nova Mutum. A tropa especializada atenderá toda a região Norte e Médio Norte do estado.

As ações da Cavalaria são realizadas em eventos esportivos, manifestações públicas, reintegrações de posse, patrulhamento de saturação, feiras agropecuárias, entre outros.

Estrutura da base da Cavalaria

A ordem de serviço foi assinada no início de março de 2024. A construção da base da Cavalaria conta com o apoio de empresários e fica localizada no bairro Cidade Nova, em Lucas do Rio Verde. O investimento será de um pouco mais de R$ 1.4 milhão, com um prazo de execução de 180 dias.

Estão sendo construídos aproximadamente 525 m², com administrativo, refeitório, cozinha, lavanderia, banheiros e alojamento. No local já está em execução a construção que abrigará os animais da Cavalaria.

Os cavalos já foram adquiridos pelo Conseg, com recursos da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e doados ao Estado. São 16 animais, que estão sendo preparados e domados. Alguns já estão prontos e atuando no serviço. A cavalaria também dispõe de viaturas.

Além do policiamento ostensivo montado, a Cavalaria da PM é inclusiva, a unidade da PM conduz importantes projetos e ações sociais voltados para a comunidade. Dentre eles a Escolinha de Equitação da Cavalaria e tratamento equoterapico; método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou necessidades especiais.

06/05/2024 16:43

Sorteio de maio da campanha Emplaca Lucas será nesta terça-feira (7)

Campanha incentiva o primeiro emplacamento ou transferência de veículos para Lucas do Rio Verde

02/05/2024 14:24