SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

29/04/2024 21:50:02

Apicultores recebem materiais como incentivo para a produção de mel

O investimento é com recursos próprios do Município de mais de R$ 20 mil
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino e Patrícia Kluge
01/03/2024 12:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Objetivando diversificar ainda mais as atividades do agronegócio, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a entrega de material para os apicultores do Programa Municipal de Apicultura (Apilucas) na manhã desta sexta-feira (1º), no Horto Florestal.

Ao todo, os apicultores receberam 60 caixas de abelha, do modelo colmeia, 60 caixas de abelha, de modelo captura e 200 kg de ração para abelhas. O investimento é com recursos próprios do Município de mais de R$ 20 mil.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“Nós só estamos fazendo aquilo que sabemos que é o necessário e preciso, além de realizar o pedido do prefeito Miguel Vaz que nos incumbiu de darmos o cuidado necessário e o investimento que for viável para os apicultores. Dentro disso, totaliza-se 200 caixas para os produtores desde o ano passado. Nós sabemos que o mel produzido é comercializado facilmente e precisamos incentivar as atividades”, pontua secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

A ação também conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que concede um técnico para visitação aos pequenos produtores. O profissional auxilia e faz um levantamento das demandas dos apicultores a fim de melhorar a qualidade da produção.

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

“A apicultura em todo lugar é marginalizada porque as pessoas veem como uma segunda atividade. Porém, o mel tem alto valor agregado, com facilidade para venda e os produtores podem sim se tornar uma atividade principal, e nós estamos aqui para ser esse apoio. Esse material entregue pela Prefeitura veio em boa hora para que os apicultores se fortaleçam, mas também para a nutrição das abelhas, para que no período onde as folhadas diminuem, as abelhas busquem fonte de alimento no lugar correto”, discorre consultor do Senar MT, Sidnei Miranda.

Franco Roberto Bilibio é um dos produtores do mel que viu o incentivo como um ajuda importante. “Eu sou produtor há 14 anos e nós necessitava dessa ajuda. A vinda desse recurso foi um abraço importante, nós não tínhamos a experiência com a venda, e agora com a Prefeitura e o Senar as coisas começam a andar. Esse apoio vai nos fortalecer no mercado de trabalho”, explica apicultor.

Para participar do programa é necessário que o interessado tenha um apiário e procure a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para o agendamento de um técnico do Senar para a visitação na propriedade e início do acompanhamento.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

26/04/2024 10:33

Lucas do Rio Verde sediará Mutirão Ambiental do CAR Digital no mês de maio

Produtores rurais da região poderão atualizar o seu Cadastro Ambiental Rural