SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Ferrogrão é destaque no primeiro dia do Show Safra BR163

Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
21/03/2018 09:54

(Foto: Ascom Prefeitura/Luiz Henrique Fernandes)

O primeiro dia do Show Safra BR163 edição 2018 foi marcado por diversos visitantes e palestras de extrema importância para a região mato-grossense. Um dos temas debatidos foi a Ferrogrão, também chamada EF-170.

No projeto, a ferrovia ligará a Lucas do Rio Verde, passando por Sinop e seguindo até o Porto de Miritituba às margens do rio Tapajós, em Itaituba, no Estado do Pará.

A palestra foi comandada por Guilherme Quintella, que é membro do board da União Internacional de Ferrovias (UIC), com o tema “Ferrovias: A solução Logística para o Mato Grosso”.

Quintella expôs o estudo realizado pela UIC e destacou que é necessário o Brasil ter uma logística competente e competitiva, a estimativa de custo da ferrovia é de R$ 12,6 bilhões que deve ser investido pela iniciativa privada.

“Quando falamos em ferrovia é até tranquilo falar, pois pouco se sabe e pouco se tem, mas é importante salientar que o projeto da Ferrogrão não é uma obra. É um sistema de transportes que tem o poder de transformar o Mato Grosso em uma região que influenciará diretamente na bolsa de valores de Chicago”, disse Quintella.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, destacou a importância de bater assuntos sobre a ferrovia e o quanto será importante para toda a região produtora do Mato Grosso. Recentemente, o prefeito esteve em Brasília, e verificou junto ao Ministério dos Transportes e na empresa Valec a situação das ferrovias no estado.

“Estou muito feliz em saber que praticamente todos os projetos da FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) estão prontos. Estamos na torcida para que essa ferrovia, tão importante para nossa região, saia do papel, assim como a Ferrogrão que hoje foi debatida por Quintella, é outra importante e necessária ferrovia para nossa região. Como prefeito estou fazendo e recorrendo aos órgãos competentes para tentar viabilizar essa obra”, explicou Binotti.

O vice-governador Carlos Fávaro também ressaltou que a execução dos projetos ferroviários está cada vez mais próxima. "Tenho acompanhado no governo federal a concessão dessas ferrovias que vão ser um marco no desenvolvimento. A tão sonhada FICO está a passos largos, caminhando já para o início de obras e a Ferrogrão com um belo projeto terminado agora aguarda licitação", completou Fávaro.

Com a presença confirmada de 215 empresas, sendo elas de todos os segmentos agrícolas, desde o plantio, passando pela colheita e chegando até o transporte, a feira traz neste ano o tema “Fortalecimento da cadeia do agronegócio”. Envolvendo a criação de aves, suínos e bovinos, o Show Safra debaterá diretamente com produtores de proteína animal que estão presentes em toda a extensão da BR-163.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

20/05/2024 10:35

Alunos e profissionais da rede municipal participam de oficina de compostagem

Além de ensinar sobre a importância de cuidar do meio ambiente, a compostagem também proporciona uma experiência prática e interativa