SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

26/04/2024 14:56:12

Gestão Municipal investe em equipamentos e veículo para a agricultura familiar

Sala de manipulação de hortaliças e caminhão refrigerado foram entregues cooperativa de produtores
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
21/10/2022 11:58

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi e Patricia Pires)

Para incentivar a produção local, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, entregou à Cooperlaf - Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares - uma sala de manipulação de hortifrutigranjeiros com equipamentos e um caminhão-baú refrigerado. O ato solene aconteceu na tarde desta quinta-feira (20).

O espaço, anexo ao Mercado do Produtor, está equipado com mesa de inox para lavagem de hortaliças, despolpadeira, secadora com pedal, embaladeira automática com tanque, balança eletrônica de até 15 kg e contêiner de congelamento.

“Esse é um compromisso que temos, através da Gestão Miguel Vaz, de dotar as cooperativas e associações com infraestrutura. Aqui está sendo dado o primeiro passo da Cooperlaf. Nossa proposta é fazer um mini Ceasa no novo Mercado do Produtor, e a gente já está colocando à disposição os equipamentos, a câmara fria e o caminhão para transportar os produtos que são vendidos para as fazendas, mercados, etc.”, destaca o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

A sala, equipamentos e o caminhão entregue somam investimento de aproximadamente R$ 615 mil. “Para a aquisição do caminhão e da câmara fria, nós tivemos o apoio do deputado estadual Ulysses Moraes, por meio de emenda de R$ 500 mil. Inicialmente esse recurso veio para a construção do CTNN (Centro de Tradições Norte e Nordeste), mas, como o projeto está em fase final de elaboração, nós firmamos um acordo para utilizar esse valor em prol da agricultura familiar e repor depois no centro de tradições”, explica o secretário.

Para a entrega da sala, foi firmado o Termo de Cessão de Uso entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Cooperlaf, regulamentado pela Lei nº 3.389/2022 e aprovada na Câmara de Vereadores.

O vice-prefeito, Marcio Pandolfi, enalteceu a importância desses investimentos. “Estamos avançando, ouvindo sempre as necessidades desse setor. Essa é uma categoria que demanda muito do nosso suporte, tanto na assistência técnica quanto na criação de espaços como esse. Então, temos que oferecer esse suporte para que eles permaneçam na atividade, que possam crescer e expandir. Esse é o objetivo, criando aqui na cidade um grande cinturão verde para que a gente possa ter uma grande oferta de hortifrutigranjeiros em todos os supermercados, feiras, escolas, enfim, estimular a agricultura familiar”.

Conforme o presidente da Cooperlaf, Altamir Ziliotto, parte da produção desses pequenos produtores é destinada à merenda escolar. “Com esses investimentos o nosso processo produtivo estará estruturado. A gente vai poder atender mais produtores, tanto na comercialização quanto na distribuição. A expectativa é que as vendas aumentem, assim como o faturamento, e mais pessoas sejam beneficiadas pelas ações da cooperativa”, afirma.

A solenidade de entrega contou com a participação de agricultores, vereadores, representantes da Empaer e do Sicredi, membros da cooperativa e visitantes do Mercado do Produtor.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE GABINETE

26/04/2024 10:33

Lucas do Rio Verde sediará Mutirão Ambiental do CAR Digital no mês de maio

Produtores rurais da região poderão atualizar o seu Cadastro Ambiental Rural