SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

29/04/2024 06:09:55

Município fomenta a agricultura familiar através de cooperativa

Cooperlaf conta com caminhão frigorífico e equipamentos que auxiliam o pequeno produtor
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
29/08/2023 08:56

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, busca cada vez mais fomentar a agricultura familiar através de parcerias que ofereçam oportunidades aos pequenos agricultores, com capacitações e o incentivo a aquisição de produtos do setor. Para isso, o apoio à Cooperlaf – Cooperativa Luverdense de Agricultores Familiares, é essencial.

A cooperativa atua na parte de processamento e da comercialização dos produtos da agricultura familiar. Para garantir os resultados, a Cooperlaf conta com um caminhão equipado com câmera fria, uma sala de manipulação, mini ceasa, além de câmeras de congelamento instalados nos dois mercados do produtor, tudo fornecido pela Prefeitura.

Por meio da Cooperlaf, os pequenos produtores conseguem atender ao PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. Com isso, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde pode adquirir da cooperativa mais de 5 mil maços de folhas e temperos, além de 13 toneladas de frutas e legumes ao ano. Esses alimentos são destinados as famílias cadastradas no CadÚnico participantes dos programas da assistência social.

Outro setor dos alimentos da agricultura familiar é a merenda escolar, abastecendo as unidades escolares do município. Para isso, são fornecidos 153 quilos de frutas e legumes e mais 25 mil maços de folhas e temperos durante o ano.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, atua também junto aos agricultores familiares colocando em prática a Patrulha Agrícola, disponibilizando maquinários como tratores e niveladoras, além de implementos agrícolas.

A pasta possui outros projetos em andamento, visando o fortalecimento dos pequenos agricultores, a exemplo do Programa Frutifica Lucas, onde Município faz a distribuição de mudas frutíferas, de acordo com a vocação dos produtores familiares. Neste projeto já foram fornecidas mais de 70 mil mudas frutíferas.

Outra ação que vem sendo fomentada desde 2022 é a cadeia do mel. Com o programa Apilucas são ofertadas capacitações, assistência técnica e auxílio em gerenciamento aos produtores cadastrados.

Lucas do Rio Verde conta com outro diferencial importante para atender bem a comunidade e garantir produtos de qualidade na mesa do luverdense, com a certificação dos produtos da agricultura familiar. São 78 produtores cadastrados, que possuem selo de origem.

“Hoje 70 por cento dos produtos que chegam à mesa do cidadão vem da agricultura familiar. É claro que não podemos esquecer do nosso carro-chefe, o agronegócio que é a nossa economia base. Mas agricultura familiar tem que ser fortalecida, é o que estamos fazendo sob orientação do prefeito Miguel Vaz. Dando todo o apoio aos pequenos produtores ou agricultura de pequeno porte”, comenta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.

Na última semana, a Cooperlaf promoveu um encontro com empresários, com o objetivo de mostrar o que a cooperativa tem a oferecer para as empresas locais, bem como a capacidade de atendimento e a qualidade dos produtos. O evento contou com a participação do prefeito Miguel Vaz, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, além de representantes da cooperativa, sociedade civil, empresários, representantes do Legislativo e demais convidados.

“Reunimos no sindicato rural alguns produtores de grande porte, que tem cantinas nas suas fazendas, para que a cooperativa pudesse apresentar os produtos que são produzidos aqui. Além da gente dar todo o incentivo material no caso, nós também estamos auxiliando a parte de logística, justamente para que os empresários conheçam e comprem da agricultura familiar”, explica Paulo.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Fotos:

26/04/2024 10:33

Lucas do Rio Verde sediará Mutirão Ambiental do CAR Digital no mês de maio

Produtores rurais da região poderão atualizar o seu Cadastro Ambiental Rural

24/04/2024 08:35

Lucas do Rio Verde emprega 85% do FNDE em produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Valor é quase o triplo do percentual mínimo de 30% exigido por lei

23/04/2024 17:28

Horto Municipal recebe ampliação para atender a sociedade luverdense

Reforma e Ampliação teve um investimento que ultrapassa R$ 500 mil

19/04/2024 12:02