SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

08/05/2024 05:47:05

Prefeitura de Lucas do Rio Verde convida chacareiros para chamada pública da merenda escolar

A licitação será realizada no dia 14 de fevereiro, às 7h30, na sala de licitações da Prefeitura
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
09/02/2022 16:27

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza na próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro, a chamada pública nº 001/2022, que trata da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para uso na merenda escolar. Os produtos serão utilizados nas escolas municipais de ensino fundamental, educação infantil e creches municipais durante o 1º semestre de 2022.

Serão adquiridos mais de 30 tipos de produtos, entre legumes e frutas, como estabelece a Lei Federal nº 11.947 que determina que, no mínimo, 30% dos alimentos da merenda escolar sejam provenientes da agricultura familiar.

Historicamente, o Município de Lucas do Rio Verde supera a porcentagem determinada em legislação, ficando abaixo somente no período de pandemia, quando as aulas nas escolas estavam suspensas.

Em 2021, com o retorno das aulas presenciais, foram utilizados 39,3% dos recursos do FNDE destinados à merenda escolar para compra de produtos da agricultura familiar, totalizando R$ 619.551,01.

A quantidade de gêneros alimentícios a ser adquirida é estimada com base nos cardápios elaborados pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.

Os agricultores familiares interessados em participar da chamada pública devem apresentar documentação para habilitação e propostas de preço até as 7h30, do dia 14 de fevereiro, na sala de licitações no Paço Municipal. A abertura das propostas será em seguida.

O edital com especificações técnicas, produtos e documentos necessários está disponível no site da Prefeitura: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/licitacoes.

Mais informações pelos telefones: (65) 3548-2351.

Lista de produtos a serem adquiridos:
Abacaxi pérola
Repolho verde
Rúcula
Tomate
Polpa concentrada e congelada de frutas (Abacaxi, Acerola, Caju, Cupuaçu, Goiaba, Manga, Maracujá)

Agricultura familiar
Em Lucas do Rio Verde, os produtores da agricultura familiar, agora representados por uma cooperativa, já se preparam para participar da licitação para a compra de produtos para a merenda escolar. Uma reunião foi realizada na noite desta segunda-feira (07), entre os agricultores cooperados, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Empaer para alinhar essa participação e a disponibilidade de produtos de cada um dos produtores.

Saiba mais: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/cooperativa-da-agricultura-familiar-se-prepara-para-licitacao-da-merenda-escolar-9844

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO

07/05/2024 18:24

Cadastros na UPC devem ser atualizados até o final do mês de maio