SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

28/04/2024 19:46:16

Prefeitura e Empaer promovem capacitação sobre adubos e compostagem

Atividades foram realizadas no Auditório dos Pioneiros e no Museu do Cerrado
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
16/11/2023 17:24

(Foto: Ascom Prefeitura/Luciano Lupo)

Uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural - Empaer, permitiu a realização de mais uma atividade voltada para a população e pequenos produtores rurais nesta semana. A iniciativa conta com apoio da Cresol.

“Produção de Adubos Orgânicos, Sólidos e Líquidos”.Esse foi o tema da palestra ministrada pelo servidor da Empaer, Rogério Leschewitz, que explanou sobre compostagem e biofertilizantes, tanto em maiores escalas, como a doméstica.

“Esse trabalho de adubação, tanto na forma sólida e líquida, a adubação orgânica, tem a principal finalidade de agregação de valor nas propriedades. Garante autonomia para os produtores fazerem seu próprio adubo”, explica Rogério.

Os adubos líquidos são os biofertilizantes que podem ser usados em pequenas escalas, em casas ou apartamentos, como em larga escala nas biofábricas. Já os adubos sólidos, são uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos, presentes em restos de alimentos, folhas, madeira, o que resulta na compostagem sólida.

A iniciativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em oferecer capacitações à comunidade, permite a ampliação das atividades no campo e a educação ambiental. “É sempre importante trazer aprendizagem, não só para o pequeno produtor, como nas hortas comunitárias e escolares, para que seja feito todo o aproveitamento de material que sirva para a compostagem e utilizar como adubo”, acrescenta Silvia Krause, médica veterinária da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Na parte da manhã, o treinamento teórico foi no Auditório dos Pioneiros. Já a parte prática foi realizada no Museu do Cerrado, com a participação de professores das escolas municipais São Cristóvão e Vinícius de Moraes, que já realizam um trabalho de destinação dos resíduos e do lixo produzido. O objetivo foi aprender novas técnicas, repassadas pela Empaer, que serão ensinadas aos alunos.

Rogério mostrou na prática, como é o manejo de três tipos de adubos: biodigestor, compostagem e bokashi.

As atividades, de acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vem de encontro com o Projeto Lixo Zero e de Inovação, por meio do InPacto Lucas.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

26/04/2024 10:33

Lucas do Rio Verde sediará Mutirão Ambiental do CAR Digital no mês de maio

Produtores rurais da região poderão atualizar o seu Cadastro Ambiental Rural