SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
23/08/2023 09:55

(Foto: Ascom Prefeitura/Reprodução)

Nesta semana, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, representada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, participou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá, de uma reunião de apresentação do relatório da situação das instituições que trabalham pela causa animal em ONGs e associações protetoras de animais na capital.

Enquanto o relatório aponta números negativos em relação a políticas públicas que atendem a causa animal em outras regiões do estado, Lucas do Rio Verde apresentou saldo positivo. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, relatou os investimentos em castração animal no município, com a criação da Unidade Permanente de Castração (UPC) de cães e gatos que é mantida pela Administração.

De acordo com a pasta, foram castrados mais de 2 mil animais em cerca de dois anos de funcionamento da unidade. Além disso, a Administração Pública municipal faz a destinação mensal de R$ 40 mil para duas instituições (Alpatas e Ampara) que atuam na causa animal.

“Participamos em três momentos de reuniões para tratar sobre a causa animal. A primeira vez, tivemos uma boa conversa com o pessoal da Câmara Temática, que é ligada ao gabinete do deputado estadual Max Russi. No segundo momento, os servidores da secretaria também participaram de uma outra roda de conversa sobre a produção de um relatório de como está a causa animal em nossa cidade. Novamente nós fomos convidados, até para referendar o que nós fazemos na UPC, da política que nós temos adotado, das leis que nós aprovamos aqui no município”, explica Paulo Nunes.

O secretário da pasta estava acompanhado por duas profissionais da área, sendo uma zootecnista e a outra médica veterinária. “Nossa equipe tem muita disposição para ajudar nessa causa animal. Sabemos que ainda temos muito para andar”, descreve o secretário.

A reunião aconteceu na Câmara Setorial Temática (CST) em Defesa da Causa Animal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Como conseguir a castração?
Para ser beneficiado pelo programa é necessário preencher um cadastro no site da Prefeitura (https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=cad-castracao). O contato para agendamento do procedimento será realizado pela Alpatas, através de telefone: (65) 9.9844-2695

É necessário também ter CAD único. Depois disso, é agendado o dia da castração, momento em que o tutor deve cumprir algumas exigências médicas para que o animal seja castrado, como jejum do gato ou cão, na data da cirurgia.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

26/04/2024 10:33

Lucas do Rio Verde sediará Mutirão Ambiental do CAR Digital no mês de maio

Produtores rurais da região poderão atualizar o seu Cadastro Ambiental Rural