SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO

20/05/2024 06:31:22
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-noticias?text=cultura-turismo&cod=12822

Festa do Milho: mais de 80 mil espigas serão utilizadas na produção de alimentos

Este ano, o cereal foi disponibilizado gratuitamente aos produtores
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
11/04/2024 11:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)


Ajustar tamanho da fonte:

Os preparativos para a comercialização de alimentos na 3ª Festa do Milho já começaram. Representantes das associações e empresas, que e credenciaram para participar da praça de alimentação do evento, começaram a colheita do milho que será utilizado para a produção dos alimentos. Este ano, os produtores tiveram acesso ao cereal de forma gratuita, através de uma parceria realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, e Cultura e Turismo, e a Fundação Rio Verde.

“Essa é uma parceria muito sonhada e planejada desde o ano passado. Através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, conseguimos essa parceria com a Fundação Rio Verde, que prontamente atendeu e está doando todo o milho que vai ser consumido na Festa do Milho. Hoje, a gente está testemunhando as associações e as empresas que vão produzir todos esses alimentos a base do milho, vir aqui fazer a colheita e fica aí a nossa gratidão, o nosso respeito e admiração por esse tipo de engajamento”, explicou a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, é uma satisfação contribuir para a realização da festa. “Além de ser um evento cultural, é um evento gastronômico, a base do milho, que é um produto importantíssimo para produção agrícola aqui da região. Estaremos presentes também com o Projeto Lixo Zero, implantado pela primeira vez no evento e aqui deixo meu agradecimento a secretária Luciana, por nos procurar e tornado parceiro desse lindo evento que é feito para a comunidade”.

O Projeto Lixo Zero será intensificado durante a festa, com a implantação de uma Central de Resíduos no lado esquerdo do palco, onde a equipe do Ecoponto e voluntários realizará a separação do lixo ao decorrer da festa e a população poderá destinar o lixo corretamente. O intuito é entregar o espaço do evento limpo, elevar a 90% o desvio de material que iria para o aterro sanitário e orientar a população com ações pontuais sobre educação ambiental, saneamento e explanação sobre destinação correta de resíduos.

De acordo com o supervisor geral da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Reckziegel, serão disponibilizadas para as 24 empresas e associações participantes do evento, mais de 80 mil espigas de milho, que foram plantados em dois hectares na Fundação Rio Verde, totalizando cerca de três mil espigas para cada representante.

(Foto: Celso Ferreira Nery)

Os comerciantes foram liberados a colher o milho nesta quarta e quinta-feira (10 e 11). O vice-presidente da Associação Lucas Riders, Evandro Chitolina, comentou sobre a parceria realizada para conseguir os milhos. “Estamos com uma expectativa muito grande para festa, vamos vender diversos pratos na nossa barraca, graças a essa parceria com a fundação, que foi muito valiosa. Ano passado os produtores tiveram que pedir milho fora e esse ano ficou mais fácil. Com o milho mais perto da cidade, em um lugar só, fica muito mais fácil você colher e proporcionar os alimentos para a Festa do Milho”.

“A Fundação Rio Verde é uma parceira muito forte da Prefeitura. Foi feita toda a condução do milho, fizemos todo o manejo da área, todos os dias vinha alguém aqui avaliar para que o milho estivesse perfeito no período da festa”, explicou o diretor administrativo da Fundação, Bruno Borges.

A 3ª Festa do Milho acontece nesta sexta-feira e sábado (12 e 13), a partir das 18h, na rotatória da Prefeitura, e terá exposições de caminhões e máquinas agrícolas, comercialização de produtos da agricultura familiar, feira de artesanato, praça de alimentação com pratos típicos derivados do milho, apresentação do grupo de siriri Flor de Atalaia, e show musicais dos artistas Victor Lucca, Pâmella Viola e Karoline, Rick Nunes, Leandro Monteiro, Cleyci Rosângela e a dupla Munhoz e Mariano.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/05/2024 17:00

Prefeitura inicia implantação da sinalização turística no município

Projeto é realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo


14/05/2024 16:50

Oficinas Culturais estão com novas vagas abertas até sexta-feira (17)

Matrículas devem ser feitas na Secretaria de Cultura e Turismo


14/05/2024 10:00

Lei Paulo Gustavo: Cultura lança segundo edital para Seleção de Projetos Culturais

Com investimento de R$ 65 mil, serão selecionados projetos de Música, Formação e Artesanato


14/05/2024 08:00

3º Cantarte: Cultura abre inscrições para Concurso de Canto

Artistas devem se inscrever na sede da Secretaria de Cultura e Turismo


08/05/2024 09:00

Apresentações culturais em homenagem às Mães acontecem nesta sexta e sábado (10 e 11)

Atividades serão gratuitas e abertas ao público


03/05/2024 18:00

Prefeitura divulga resultado do edital cultural Circula Lucas

Selecionados devem comparecer na Secretaria para assinatura do Termo de Compromisso Cultural


03/05/2024 13:25

Cultura convida produtores culturais para Audiência Pública das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo

Encontros acontecerão de 07 a 10 de maio, na Biblioteca Monteiro Lobato


02/05/2024 15:20

Casa do Artesão realizará feira especial do Dia das Mães neste sábado (04)

Peças serão comercializadas das 15h às 20h, nos bairro Jardim das Palmeiras e na praça do Tessele Junior


29/04/2024 14:50

Luverdenses prestigiam mais uma edição da Mostra de Dança Estilo Livre

Mais de 300 dançarinos do município participaram do evento no Lago Harri Müller


24/04/2024 16:27

Dia Mundial da Criatividade é comemorado com oficinas, palestras e atividades culturais

As atividades aconteceram em três pontos da cidade com participação dos luverdenses


24/04/2024 15:40

Prefeitura retifica edital cultural “Circula Lucas”

Resultado final será divulgado no dia 03 de maio