SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

02/05/2024 06:03:47

Armamento da Guarda Civil Municipal será entregue nesta quarta-feira (14)

A GCM passa a atuar de maneira armada e com autorização da Policia Federal
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
13/06/2023 07:15

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

A Gestão Miguel Vaz entrega, nesta quarta-feira (14), as armas para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Lucas do Rio Verde. A solenidade será no auditório do Paço Municipal, às 7h30. A iniciativa tem como intuito valorizar o trabalho da corporação e promover um importante avanço na segurança do município.

A entrega das armas acontece após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Policia Federal, permitindo que a GCM de Lucas do Rio Verde atue de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF.

O processo de armamento envolveu mais de um ano de muito trabalho e inúmeras capacitações. Em maio, os atuais agentes passaram por uma Semana Jurídica, com orientação do Poder Judiciário e Procuradoria Municipal quanto ao uso da arma.

“A aquisição das armas é importante para auxiliar no combate à criminalidade e no patrulhamento preventivo”, comenta o secretário de Segurança Pública, Cel. Cunha,

A corporação receberá 60 pistolas PT92, 10 carabinas CT9 calibre 9 mm e quatro espingardas calibre 12 mm.

Processo de reestruturação da GCM

Como parte do processo de armamento, os agentes da GCM passaram por capacitação, ao longo de 2022, em de Cotia (SP). A estrutura da força municipal da cidade paulista é referência para os demais municípios do Brasil.

Em 2021, a Gestão Municipal iniciou, por meio da Procuradoria e secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração, a reformulação do estatuto da guarda. Para isso, foram realizadas reuniões com os atuais agentes para ouvir as demandas da categoria e apresentar a proposta de melhoria.

Após esse processo, a Prefeitura elaborou um novo projeto de Lei Complementar estabelecendo a nova estrutura da instituição. Com isso, após a aprovação na Câmara de Vereadores, foi criada a Guarda Civil Municipal, regulamentada pela Lei n° 222/2022.

Concluídas estas etapas, da reformulação do estatuto e armamento, a próxima fase foi o lançamento do Concurso Público para o setor, que está em andamento, com prova prevista para este mês de junho.

26/04/2024 13:24

Mais efetivo: PMs já fazem curso de formação para Cavalaria em LRV

Município será o 3º no estado a ter uma unidade de policiamento montado

23/04/2024 10:35